HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Primeiro ciclo do mapeamento de soja será concluído nesta semana em dois estados

Publicado em 20/01/2022 14:31

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo nesta semana, até o dia 22 de janeiro, para realizar a coleta de informações que servirão como base para o mapeamento da soja nos estados do Piauí e Maranhão. A operação inclui visitas a lavouras nos municípios piauienses de Bom Jesus, Monte Alegre, Gilbués, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, além do município maranhense de Alto Parnaíba.

Durante a pesquisa, serão identificadas as lavouras de soja em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia específica. “Esta ação compõe um grande projeto da Conab em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o mapeamento da soja em todo o território nacional, com o objetivo de aprimorar a metodologia das estimativas de safra da Companhia”, explica o superintendente regional da Conab no Piauí, Danilo Viana. “A expectativa é realizar o mapeamento da safra 2021/22 desta cultura nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba)”.

O trabalho iniciado nesta semana é uma das quatro etapas previstas da pesquisa nos dois estados. Os próximos ciclos devem ocorrer nos meses de fevereiro e março deste ano. As principais informações colhidas são o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases do seu desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite. A Conab já desenvolve o mapeamento de 98% da área total de produção do país, a partir de análises do sensoriamento remoto comprovadas por verificações presenciais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário