HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio de soja está quase concluído no RS; colheita de milho verão chega a 42%

Publicado em 04/02/2022 09:03

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja 2021/22 atingiu 99% das áreas no Rio Grande do Sul, avanço de 1 ponto percentual na semana, enquanto a colheita de milho primeira safra chegou a 42%, disse nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS.

A semeadura está atrasada em relação a anos anteriores, em que os trabalhos já estariam concluídos nesta época. O Estado já registra graves perdas em função da seca causada pelo fenômeno climático La Niña.

“A semana foi caracterizada pela presença de baixos acumulados de chuva em todas as regiões do Estado”, afirmou a empresa ligada ao governo gaúcho.

As lavouras, no entanto, foram favorecidas pela redução das altas temperaturas, acrescentou.

Para o milho verão, houve avanço de 8 pontos percentuais na colheita, com trabalhos adiantados em relação aos 35% vistos no mesmo período do ciclo anterior e os 29% da média histórica para esta época.

Ao mesmo tempo, o plantio do cereal ainda está em 98%, avanço de 1 ponto na semana, ante 99% um ano antes e média histórica de 100%.

“Chuvas ocorridas entre 24 e 30/01 permitiram a retomada da semeadura, especialmente em sucessão às lavouras de fumo ou em plantio escalonado, prática tradicional mais ao Sul do Estado”, disse a Emater.

A reposição parcial de umidade nos solos em regiões de milho beneficiou igualmente as lavouras em estágios de desenvolvimento vegetativo, florescimento e enchimento de grãos, que totalizam 37% da área cultivada.

“A colheita evoluiu para 42% das lavouras, consolidando perdas ocasionadas pela estiagem ao longo do ciclo do cereal.”

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário