Aprosoja-MT se diz perplexa com superficialidade de nota sobre fornecimento de glifosato
Nota Pública
Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), tomou conhecimento de anúncio efetuado pela multinacional Bayer sobre alegada situação de força maior que comprometerá o fornecimento de um dos principais insumos da agricultura baseada em plantio direto, o Glifosato.
Embora reconheça a ocorrência de problemas em processos industriais, nos causou perplexidade a superficialidade da nota da Bayer, dada a importância do tema para a produção de alimentos, além do prazo previsto para solução do impasse – três meses.
É preocupante a alegação de situação de força maior como resposta a uma falha mecânica em processo industrial, e mais, que a nota cite de forma tão lacunosa os contratos firmados com seus parceiros comerciais. A partir dessa conduta, é natural questionar se a empresa estaria inaugurando um novo conceito de caso fortuito ou de força maior, o qual possa ser igualmente alegado por produtores que não consigam adimplir com seus contratos por problemas climáticos ou quebras de maquinários.
Vale lembrar que o judiciário brasileiro não reconhece situações adversas inerentes à atividade fim como argumento válido para a invocação de força maior nas relações contratuais.
Aprosoja-MT solicitou maiores informações sobre a questão e aguarda posicionamento da empresa. “Essa situação ilustra bem a importância do PL 6299, de racionalização dos registros de defensivos. Estamos em uma posição muito perigosa de dependência externa de fornecedores de insumos para a produção de alimentos, além de uma notória concentração interna. É uma questão de segurança alimentar e, nesse sentido, contaremos com o apoio da Ministra Teresa Cristina para avaliarmos as ações cabíveis”, ponderou Fernando Cadore.
0 comentário
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios