Soja/Cepea: Ritmo de colheita aumenta, mas comercialização é baixa
Chuvas menos volumosas nas regiões produtoras de soja favoreceram o progresso da colheita na última semana. Mesmo assim, a comercialização está mais lenta, visto que vendedores se afastaram do spot e que parte dos compradores se mostra abastecida e atenta ao cenário externo. Segundo pesquisadores do Cepea, a China, o principal destino da soja brasileira, sinaliza menor margem de esmagamento, o que, pode resultar em cancelamentos de contratos e diminuição de novas compras da oleaginosa no Brasil – agentes consultados pelo Cepea indicam que a demanda chinesa pode se deslocar aos Estados Unidos. Nesse contexto, houve aumento na disparidade entre os valores pedidos por compradores e os ofertados por vendedores, o que limitou a liquidez no spot. Inclusive, agentes consultados pelo Cepea indicam que o ritmo de negociação da safra 2021/22 está inferior ao das duas últimas safras – o que, ressalta-se, é comum diante de preço elevado.
1 comentário
Soja volta a subir em Chicago nesta 3ª; demanda presente nos EUA contribui
Mapa da Soja: cerca de 83% das operações analisadas indicam o uso adequado do crédito rural para o cultivo financiado, mostra estudo inédito da Serasa Experian
Soja amplia perdas em Chicago nesta 3ª, pressionada por clima e perspectiva de oferta nos EUA
Soja perde até R$ 2/sc no mercado de portos nesta 2ª feira com baixas em Chicago de mais de 1%
Soja brasileira amplia papel estratégico na transição energética e reforça avanços em sustentabilidade
Soja/Cepea: Demanda firme leva Indicadores aos maiores patamares desde abril/23
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
E daí se a China vai comprar lá dos americanos do norte!!! A soja deles também é finita. O que o mundo tem que entender é que vai faltar: soja, milho, trigo, etc. etc. Então tem que pagar bem, para que o agricultor se anime e plante mais. Essa é a receita, restante papo furado.