Soja turbina receita da Rumo no 1º tri, mas juro e combustíveis ditam prejuízo
![]()
Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) - A antecipação da safra da soja turbinou os volumes transportados e o faturamento da Rumo no primeiro trimestre, evolução ofuscada na última linha do balanço pela piora do resultado financeiro e do forte aumento dos preços dos combustíveis.
A companhia de logística dos mesmos controladores da Cosan anunciou nesta quinta-feira que teve prejuízo líquido de 68 milhões de reais de janeiro a março, ante lucro de 175 milhões de reais na mesma etapa de 2021.
Por um lado, o volume transportado no trimestre somou 18,1 bilhões de toneladas equivalentes (TKU), volume 30,5% maior do que um ano antes, devido à safra antecipada de soja e a ganhos operacionais, que permitiram maior capacidade.
Isso, aliado a um aumento de 2,7% nas tarifas, fizeram a receita líquida da companhia crescer 26,3% ano a ano, para 2,2 bilhões de reais.
Porém, o custo dos serviços prestados avançou mais rápido, evoluindo 29,1% no comparativo anual, a 1,57 bilhão de reais, refletindo sobretudo o aumento de 47% do preço do combustível.
No relatório, a companhia alegou que enfrentou um período adverso para maior repasse de preços a clientes.
De todo modo, o resultado operacional da Rumo medido pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda) no trimestre alcançou 1 bilhão de reais, crescimento de 20,4%. Mas a margem Ebitda encolheu 2,3 pontos percentuais, para 45,4%.
O prejuízo, segundo a operadora de logística refletiu principalmente o efeito da alta de juros no resultado financeiro negativo, que mais que dobrou para 500 milhões de reais. A dívida líquida da empresa fechou março em 9,6 bilhões de reais, alta de 2,2% na base sequencial, enquanto a alavancagem financeira fechou em 2,7 vezes, ante 2,8 vezes na mesma comparação.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira