HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Soja: Plantio no Brasil em 2022/23 deve crescer 2,6%, projeta Safras

Publicado em 15/07/2022 12:29 e atualizado em 15/07/2022 13:36

Os produtores brasileiros de soja deverão cultivar 42,88 milhões de hectares em 2022/23, a maior área da história, crescendo 2,6% sobre o total semeado no ano passado, de 41,8 milhões. A projeção faz parte do levantamento de intenção de plantio de SAFRAS & Mercado.

Com uma possível elevação de produtividade, de 3.027 quilos para 3.550 quilos por hectare, a produção nacional deve ficar acima da obtida nesta temporada. A previsão inicial é de uma safra de 151,5 milhões de toneladas, 20,3% maior que as 125,88 milhões de toneladas colhidas este ano.

Mais uma vez, a alta rentabilidade da soja, amparada por preços elevados, deve incentivar os produtores brasileiros a aumentar a área semeada com a oleaginosa, mesmo com o aumento generalizado dos custos de produção. "Em comparação a outras culturas, a soja vem entregando uma ótima rentabilidade nos últimos anos, o que volta a trazer um ambiente favorável a expansão de área para a nova temporada", explica o consultor de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.

No Centro-Oeste, os produtores devem continuar centralizando a área de verão na cultura da soja, deixado a maior parte da produção de milho para a segunda safra (safrinha). O destaque positivo fica novamente com o Mato Grosso, que apesar de já ser o maior produtor do país, deve registrar um crescimento sólido de 3,5% na área semeada frente à temporada 2021/22.

No Sul, a forte quebra produtiva registrada na temporada atual pode impedir um maior crescimento das áreas a serem semeadas no Rio Grande do Sul e no Paraná. "Os produtores ainda demonstram certa insegurança para expandir suas áreas, visto também os problemas financeiros derivados das grandes perdas produtivas. De qualquer forma, esperamos por algum crescimento de área, mesmo que de forma pontual. O destaque da região deve ser a esperada recuperação das produtividades médias e produções no segundo e terceiro maiores estados produtores de soja do país", afirma o analista.

No Sudeste, os bons resultados da temporada atual trazem segurança aos produtores, que devem elevar suas áreas em aproximadamente 2,5% nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Nas regiões Norte e Nordeste, SAFRAS aposta na continuidade da abertura de nova áreas e expansão sobre pastagens degradadas na mais recente fronteira agrícola do país. "Em termos percentuais, novamente deveremos ver os maiores crescimentos nestas regiões", completa.

"O Brasil se prepara para semear uma nova área recorde de soja na nova temporada, o que irá trazer um novo potencial produtivo recorde para o país. Se o clima permitir, poderemos superar a incrível marca de 150 milhões de toneladas produzidas pela primeira vez na história, consolidando ainda mais o país como o maior produtor do mundo da oleaginosa", destaca Roque.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário