China faz novas compras de soja nos EUA; Agrinvest afirma que pelo menos 13 barcos já foram negociados
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou a venda de 136 mil toneladas de soja para a China nesta quarta-feira (20). O volume é todo da safra 2022/23. Todas as vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento americano.
O mercado da soja vem trabalhando com informações de uma China muito mais ativa nas compras nos últimos dias, aproveitando a recente baixa nos preços alinhada à sua necessidade de garantir sua cobertura para os próximos meses, a qual ainda está incompleta.
Leia mais:
+ Demanda por soja na China está enfraquecida e além de Chicago, derruba também prêmios no BR
"Nesta semana, traders confirmaram pelo menos 13 barcos negociados para a China. A nação asiática está comprando soja para a janela de fevereiro e março para suas reservas", afirma o time da Agrinvest Commodities.
O analista de mercado Eduardo Vanin explica ainda que "se pernsamos em termos de preços essas compras não fariam sentido, uma vez que o Brasil é muito mais competitivo em relação aos EUA para esta janela, já que está mais barato em torno de US$ 1,00 por bushel CFR China". E mais do do que isso, afirma também que pensando na soja disponível brasileira, a competitividade também é maior.
Segundo o analista, o mercado nacional oferta soja custo e frete China com prêmios de 30 cents de dólar por bushel mais baixo em relação a agosto para outubro. "Eu diria que pode ser processadora na China revendendo posição. A margem para outubro está negativa em $50 por tonelada", detalha Vanin.
0 comentário
Dúvidas sobre a demanda chinesa, revisão da safra americana, furacão e queda do petróleo ajudaram a pressionar soja em Chicago
Soja intensifica baixas em Chicago, com mercado se ajustando e acompanhando perdas nos derivados
Paraná registra plantio pontual de soja, mas área no Estado não chega a 1%, diz Deral
Atraso no plantio da soja devido à estiagem gera preocupações com o deslocamento da janela de semeadura do milho 2ª safra
Financiamento caro, alta nos custos de produção e baixa nos preços das commodities podem afetar safra de soja no BR, diz presidente da Aprosoja MT
Soja recua em Chicago nesta 3ª feira, com realização de lucros após altas da sessão anterior