Soja em Chicago fecha estável nesta 4ª após sessão volátil e à espera do USDA

Publicado em 10/08/2022 17:09

Logotipo Notícias Agrícolas

O mercado da soja pareceu ter deixado a estabilidade de lado no pregão desta quarta-feira (10) na Bolsa de Chicago, porém, a retomou para concluir seus negócios e terminar o dia com tímidas oscilações entre os contratos mais negociados. Enquanto o novembro fechou a sessão com baixa de 1 ponto - e valendo US$ 14,27 por bushel - o janeiro cedeu 0,75 ponto para US$ 14,33. 

A semana, apesar dos movimentos fortes dos últimos dias, é de volatilidade, mas também de traders na defensiva, já que na sexta-feira (12), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz seu novo reporte mensal de oferta e demanda, com expectativas elevadas sobre a nova safra norte-americana. 

"O clima deve continuar mais quente e seco na segunda quinzena de agosto, o que reforça a tendência de um novo corte nas produtividades para o próximo relatório", afirmou o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. 

Assim, os traders acompanham de perto a atualização dos mapas climáticos e as condições que vão ou não se confirmando e impactando nos campos americanos. Os mapas atualizados pelo NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, mostra que os próximos cinco dias serão de chuvas ainda muito concentradas a oeste do cinturão, como mostra a imagem abaixo. 

5 dias
Previsão de chuvas nos EUA de 11 a 16 de agosto - Mapa: NOAA

Já para os próximos sete dias, as precipitações já começam a aparecer um pouco mais nos estados do oeste e norte do Corn Belt, mas ainda com baixos volumes. E além de pouco volumosas, poderiam chegar tarde e insuficientes para algumas regiões.

7 dias
Previsão de chuvas nos EUA de 11 a 18 de agosto - Mapa: NOAA

Ainda entre os fundamentos, o mercado da soja na CBOT ganha também o reforço do anúncio da venda de 196 mil toneladas de soja para a China pelos EUA nesta quarta-feira feito pelo USDA. Esta foi a segunda operação da semana de vendas americanas para a nação asiática. 

A demanda chinesa por soja - e commodities de uma forma geral - passa por uma clara transformação e o mercado agora busca entender se trata-se de um movimento definitivo ou não. Os números de 2022 tem se mostrado mais contidos em relação a anos anteriores, todavia, a nação asiática vem buscando soja para os meses mais distantes, referentes à oleaginosa da safra 2022/23 dos Estados Unidos, como já aconteceu algumas vezes nesta semana.

+ Brasil será determinante para China completar suas compras de soja nos próximos meses, avalia Pátria Agronegócios

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário