Soja 2022/23: Pátria Agronegócios informa plantio concluído em 5,27% no Brasil, acima da média
![]()
Números reportados pela Pátria Agronegócios nesta sexta-feira (30) informam que o plantio da soja no Brasil alcançou 5,27% da área 2022/23 e supera a média plurianual e os números do mesmo período do ano passado. Em 2021, a semeadura estava concluída em 4,57% e a média é de 4,81%. Os números só não são ainda mais fortes porque as chuvas chegam em excesso a algumas regiões.
"Chuvas intensas são mantidas em grande parte do Centro, Sudeste e Sul do Brasil, com clientes no Paraná já relatando que o excesso pluviométrico tem impedido os trabalhos de campo, porém nada grave até o momento", informa o time da Pátria.
O país, ainda de acordo com a consultoria, começa bem sua nova temporada, que carrega perspectivas de área e produção recordes, caso o clima siga favorecendo - apesar dos problemas pontuais, se recuperando das perdas históricas que se configuraram na safra 2021/22 em função da seca.
Ainda assim, há algumas ressalvas com a possibilidade um novo La Niña e, se confirmado, poderia trazer chuvas abaixo da média para o final deste ano e começo do próximo nos estados do sul do Brasil.
Até agora, o estado mais adiantado no plantio é o Paraná, com 18%, seguido de Rondônia, com 14%, e Mato Grosso alcançando 6,29%.
0 comentário
Preços da soja têm alta de até R$ 3/sc em semana de fôlego no Brasil, com Chicago acima dos US$ 11, mas prêmios limitam movimento
Colheita de soja de Mato Grosso avança para 39,61%, mantém ritmo acelerado, aponta Imea
Sojas “diferentes do padrão comercial” serão demonstradas pela Embrapa no Show Rural
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo
Vendas de soja do Brasil da safra atual avançam para 33,9%, diz Safras & Mercado
Soja: Após duas semanas de intensa valorização, Chicago realiza lucros nesta 6ª feira