ABIOVE atualiza estatísticas mensais da soja até agosto
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas do complexo soja no Brasil até o mês de agosto de 2022.
A amostragem mais recente, que representa cerca de 85% do esmagamento no país, indica um aumento de 7,1% no processamento de soja, alcançando 49,0 milhões de toneladas, recorde da série histórica. Além disso, houve uma elevação de 4,9% nas compras líquidas pela indústria nos oito primeiros meses deste ano comparativamente ao mesmo período de 2021.
Na análise específica para o mês de agosto, constatou-se um aumento de 13,1% no processamento de soja relativamente a agosto do ciclo anterior.
Exportações
Entre janeiro e setembro deste ano, as exportações da soja em grão alcançaram 70,8 milhões de toneladas, queda de 8,8% em relação ao mesmo período de 2021. Já as exportações dos produtos derivados aumentaram. No caso do farelo, o acréscimo foi de 24%, anotando 16 milhões de toneladas comercializadas neste ano. Já o óleo de soja cresceu 65%, chegando a 1,9 milhão de toneladas, volume bem superior às 1,2 milhão exportadas entre janeiro e setembro do ano passado.
Projeções
As projeções anuais para o complexo em 2022 sofreram algumas alterações em relação à última projeção. Em destaque: i) aumento da produção e do processamento de soja para 127,0 e 49,0 milhões de toneladas, respectivamente, impactando positivamente a produção de farelo; ii) aumento da importação de grão de soja de 350 para 500 mil toneladas; e iii) aumento da exportação de óleo de soja de 2,1 milhões para 2,2 milhões de toneladas.
Por fim, a receita projetada com exportações de todo o complexo soja em 2022 foi mantida em aproximadamente US$ 58 bilhões.
0 comentário
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR