Plantio de soja desacelera com protestos no Brasil, diz Pátria AgroNegócios
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja do Brasil atingiu até esta sexta-feira 65,1% da área projetada para a safra 2022/23, contra 53,34% na semana anterior, com trabalhos perdendo ritmo em alguns Estados diante dos protestos que interditaram estradas no país e fatores climáticos, disse a consultoria Pátria AgroNegócios.
As manifestações começaram domingo, com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro insatisfeitos com sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, e passaram a diminuir entre quarta e quinta-feira.
Com isso, o plantio de soja alcançou nesta semana seu maior distanciamento em relação a 2021 desde o início dos trabalhos de campo em 2022, disse a consultoria. No mesmo período do ano passado, 67,37% das áreas estavam semeadas.
"Notamos desaceleração de plantio no Mato Grosso, Paraná e Goiás, movimento levemente pressionado pelas paralisações temporárias de rodovias pelas manifestações políticas e pela expansão da seca nestes últimos 7 a 10 dias", afirmou em nota.
Apesar da desaceleração, os trabalhos ainda superam a média histórica de 52,07% para o período, de acordo com os dados.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Soja: Preços em Chicago retomam parte do que perderam na sessão anterior e volta a subir nesta 3ª
Prêmios da soja 25/26 começam a semana positivos no Brasil e mercado, afirma Brandalizze, é comprador