Região sul de MS tem o maior índice de área de soja semeada
Mato Grosso do Sul já tem 92,5% da área de soja semeada, equivalente a 3,5 milhões de hectares. A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 94%, enquanto o norte está com 93% e a região central, com 87%. Os números integram o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, divulgado nesta semana.
De acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - Siga MS, as lavouras variam do estádio fenológico VE, que indica a emergência das plântulas, ao R1, marcado pelo início do florescimento.
As condições das lavouras, que até então eram consideradas boas em 100% das áreas, começaram a se diferenciar. No cenário estadual, 95% áreas estão em boas condições e 5% apresentam condições ruins. Regionalmente, condições mais adversas são observadas no nordeste, que apresenta 80% das áreas em boas condições, 18% em condições regulares e 2% em condições ruins, provocadas por um déficit hídrico de cerca de 20 dias. Já na região sul-fronteira, 83% das lavouras apresentam boas condições e 17% condições regulares, também em função da falta de chuvas e ocorrência de altas temperaturas nos últimos 10 dias.
A operação avançou 10,3 pontos percentuais, em comparação ao boletim anterior, contudo, ainda se encontra inferior à área semeada no mesmo período do ano passado.
A estimativa para este ciclo é de 3,8 milhões de hectares, produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas. Até o momento, foram comercializados 20% da produção desta safra, ao preço médio estadual de R$ 156,41, para contratos de março de 2023, na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT).
Previsão do tempo: Até o dia 2 de dezembro, o MS poderá registrar acumulados superiores a 50 milímetros, com destaque para a região sudoeste, norte, bolsão e leste. As chuvas devem retornar ao estado a partir deste domingo, 20.
0 comentário
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades