Plantio de soja vai a 87% com persistência de pontos secos no Centro-Oeste, diz AgRural
O plantio da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (24) a 87% da área estimada para o Brasil, contra 80% uma semana antes e 90% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados levantados pela AgRural. Em apenas quatro estados – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí e Pará – os trabalhos ainda não haviam atingido 70%, mas isso se deve mais a diferenças de calendário de safra em relação ao resto do país do que a atrasos significativos nesses estados.
No Centro-Oeste, onde o plantio está virtualmente concluído, as chuvas da semana passada ainda foram irregulares, aumentando a preocupação nas áreas que estão secas há mais tempo, especialmente porque as temperaturas estão em elevação. No Sul do país, o volume de chuva também foi menor e os produtores já estão de olho nos mapas de previsão, na expectativa de que as precipitações melhorem.
A AgRural estima a produção de soja na safra 2022/23 do Brasil em 150,5 milhões de toneladas, baseada em área de 43,2 milhões de hectares (+4% anuais) e linhas de tendência de produtividade. Essas linhas começarão a ser substituídas por avaliações de produtividade com base nas condições das lavouras de cada estado a partir de dezembro.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja