Importações de soja pela União Europeia acumulam 4,72 mi t em 2022/23
![]()
PARIS (Reuters) – As importações de soja pela União Europeia na temporada 2022/23, iniciada em 1º de julho, atingiram 4,72 milhões de toneladas até 4 de dezembro, contra 5,35 milhões na mesma semana da temporada anterior, mostraram dados publicados pela Comissão Europeia nesta terça-feira.
As importações de colza da UE até agora em 2022/23 atingiram 3,10 milhões de toneladas, em comparação com 2,20 milhões de toneladas no ano anterior.
As importações de farelo de soja no mesmo período totalizaram 6,89 milhões de toneladas, contra 6,72 milhões de toneladas na temporada anterior, enquanto as importações de óleo de palma ficaram em 1,46 milhão de toneladas, versus 2,47 milhões de toneladas em 2021/22.
O Brasil segue como importante fornecedor ao bloco, na segunda posição para a soja e líder em farelo de soja, com aumento de demanda motivado por uma lacuna deixada pela Ucrânia no mercado.
(Reportagem de Gus Trompiz e Sybille de La Hamaide)
0 comentário
Soja: Com Chicago e dólar "estáveis", produtor aproveita momento para tomar decisões, principalmente da safra nova
Soja ainda sobe levemente em Chicago nesta 6ª, se recuperando das últimas baixas
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª, com petróleo em alta e ajustes de posições; portos do BR estáveis
Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja