“Brasil continuará produzindo soja livre, mas é preciso alinhar expectativas”, diz presidente do Instituto Soja Livre em evento na Alemanha

Publicado em 11/05/2023 18:03
Atualmente, são quase um milhão de hectares cultivados com soja convencional, o que torna o Brasil um fornecedor para este nicho de mercado que tem os principais consumidores nos países da Europa

O Brasil continuará produzindo soja não-transgênica, a chamada soja livre, em suas áreas agricultáveis, mas é preciso alinhar expectativas, informou o presidente do Instituto Soja Livre, César Borges, durante o 1º International Non-GMO Summit, realizado nos dias 9 e 10 de maio em Frankfurt, na Alemanha. 

Atualmente, são quase um milhão de hectares cultivados com soja convencional, o que torna o Brasil um fornecedor para este nicho de mercado que tem os principais consumidores nos países da Europa. Por isso, o evento patrocinado pelo Instituto Soja Livre foi uma importante oportunidade que reuniu mais de 200 representantes de diversos setores da cadeia da soja não-transgênica, compartilhando experiências e fortalecendo os negócios.

“Pelo número de pessoas aqui presentes e pelo conteúdo das palestras apresentadas, o resultado já é bastante positivo. Como se o evento desse uma reavivada nesse tema, para mostrar que a produção de não transgênicos continuará”, declarou César Borges, presidente do Instituto Soja Livre. 

A participação brasileira reforçou o compromisso dos produtores do país em promover práticas agrícolas sustentáveis e oferecer alimentos seguros e saudáveis aos consumidores europeus.

Soja_livre_Alemanha
Soja_livre_Alemanha

Já na abertura do evento, o adido agrícola na Alemanha, Eduardo Sampaio Marques, desmentiu a relação do problema do desmatamento do Brasil com a agricultura. Ele reforçou que o Brasil permite que o produtor atenda ao mercado, mas que é preciso mais previsibilidade dos demais atores da cadeia de suprimentos para que haja incentivo de plantio.

Marcus Thieme, diretor de Relações com Investidores da Caramuru e representante do Instituto Soja Livre, também insistiu nessa garantia aos produtores. Ele participou do segundo painel do dia nomeado “Fortalecimento do fornecimento de produtos não transgênicos a longo prazo”. 

“O Brasil tem dinheiro sendo investido no desenvolvimento de tecnologias para plantações não modificadas geneticamente e tem como prover a quantidade que for necessária para a Europa, o problema está na demanda. Os produtores precisam de clareza e é preciso trabalhar com uma estrutura de prêmios”, explicou Thieme.  

Prova da preocupação do agricultor brasileiro com a transparência e garantia de contratos é o depoimento do produtor rural e representante da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hammer. 

"Acho que eles (europeus) estão um pouco descuidados, achando que sempre terão o produto. Conversei com vários parceiros da Aprosmat e tem gente que já descartou semente convencional, outros reduziram a utilização. Como o preço da soja caiu, muita gente não formou ainda o pacote para a próxima safra, mas ainda assim a situação é urgente, e precisa ser resolvida em 30 dias, senão a redução da produção será muito drástica”. 

Luis Fiorese, conselheiro do Instituto, explicou que são necessários de dois a três anos para entregar uma semente convencional de qualidade e é este prazo que o agricultor brasileiro precisa para planejamento de safra. Por isso, a necessidade de contratos firmados a médio e longo prazo. "Eu atendo 30% do mercado de semente convencional. Então, se eu parar de fazer semente, vai parar a pesquisa e depois para a retomar a produção vai demorar três anos para poder vender pro mercado."

Como a preocupação dos atores alemães também é sustentabilidade, o diretor da Caramuru, Marcus Thieme, destacou as certificações de desmatamento ilegal zero, que é uma obrigatoriedade no Brasil, a participação dos pequenos agricultores na produção de soja convencional, e a utilização de energias limpas no país, vislumbrando ainda a venda de créditos de carbono através da agricultura brasileira.

A cúpula foi coordenada por VLOG, ARGE Gentechnik-frei, Pro Terra Foundation, Donau Soja e Associação Europeia da Indústria de Não-Geneticamente Modificados (ENGA). No encerramento, a secretária geral da ENGA, Heike Moldenhauer, pediu por mais cooperação e transparência a fim de enfrentar os desafios do setor.

“Precisamos de informações sobre as condições premium e preços, também sobre requisitos comerciais, sociais e políticos. E precisamos deles em todas as camadas da cadeia de suprimentos, desde os produtores de matérias-primas até os varejistas”, declarou. 

Para superar os desafios, os organizadores estudam promover o Summit todo ano. E o Brasil já se colocou à disposição para sediar o próximo evento. “A gente espera receber os alemães lá no Brasil no início do ano que vem, para coincidir com o período de colheita, para que eles possam ver nosso potencial”, disse César Borges.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI - Soja Livre

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário