Soja & Milho: Pro Farmer chega com estimativas nacionais menores do que as do USDA para safras dos EUA

Publicado em 25/08/2023 15:40 e atualizado em 25/08/2023 17:59

Logotipo Notícias Agrícolas

O Pro Farmer Crop Tour trouxe suas estimativas nacionais para as safras de soja e milho dos Estados Unidos com números menores do que os das últimas projeções do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. 

SOJA - A safra de soja foi estimada em 111,86 milhões de toneladas, contra 114,44 milhões do projetado pelo departamento norte-americano de agricultura. A produtividade média veio em 55,70 sacas por hectare, contra 57,04 do USDA. 

MILHO - Para o milho, o estimado para a produção dos EUA foi de 380,01 milhões de toneladas. No início de agosto, o USDA estimou 383,84 milhões de toneladas. A produtividade veio em 179,92 sacas por hectare, enquanto o USDA espera 183,16 scs/ha.  

** Os mapas abaixo, do portal americano AgWeb, trazem os rendimentos do milho em bushels por acre e a contagem de vagens em um espaço de três pés quadrados. 

Pro Farmer  - estimativas nacionais

"As estimativas nacionais refletem a visão da Pro Farmer sobre a produção e os rendimentos. Eles levam em consideração os dados coletados durante o crop tour, mas também outros fatores como clima durante a expedição, a maturidade da colheita, diferenças históricas nos dados do tour versus os rendimentos finais do USDA, áreas fora daquelas amostradas no tour, etc. Assim, é por isso que as estimativas finais trazidas nesta sexta-feira são diferentes das apresentadas ao longo da semana. Com base nos dados de área da FSA (do USDA) de agosto, aumentamos a área colhida de milho em 675 mil acres em relação a agosto. Não fizemos nenhum ajuste na área colhida de soja", informaram os dirigentes do Pro Farmer Crop Tour.

Assim, as produtividades  por estado, na divulgação final, ficaram como apresentam os números abaixo, seguido dos resumos pelos especialistas. 

MILHO

Iowa - 206,07 sacas por hectare. "O milho em Iowa sofreu com o calor extremo durante a semana do Crop Tour, o que aumentou o estresse causado pela seca. Parte da safra do estado já dá alguns sinais de alerta, mas há áreas com grande produtividade".

Illinois - 212,35 sacas por hectare. "A safra de milho de Illinois já havia produzido um grande rendimento antes da onda de calor. Mas, houve muita variabilidade para desafiar o rendimento recorde do ano passado".

Nebraska - 180,97 sacas por hectare. "O milho de sequeiro está extremamente irregular e terá baixo rendimento. O milho irrigado está se sustentando, mas a safra mostrou sinais de estresse durante a polinização devido ao calor da semana passada".

Minnesota - 183,06 sacas por hectare. "A safra de milho de Minnesota escondia um fator surpresa. Nossas amostras revelaram extrema variabilidade. A colheita está amadurecendo rapidamente, o que elimina o risco de uma geada terminar a estação de crescimento mais cedo, mas também limita a capacidade de aumentar a produtividade na colheita".

Indiana - 202,94 sacas por hectare. "A safra de milho de Indiana tem potencial de rendimento recorde se terminar forte. A maturidade da colheita estava aquém do normal, sinalizando que serão necessárias algumas chuvas no final da temporada e temperaturas moderadas". 

Ohio - 200,84 sacas por hectare. A safra de milho de Ohio foi a mais impressionante que vimos durante o Crop Tour. Ainda assim, Ohio não superará os estados “I”. A colheita era imatura, mas o risco de geadas precoces normalmente não é uma preocupação no estado".

Dakota do Sul - 150,63 sacas por hectare. "A safra de milho de Dakota do Sul melhorou muito em relação ao ano passado, mas isso não significa que seja uma ótima safra. A maturidade evitará surpresas no final da temporada – para cima ou para baixo".

SOJA

Iowa - 61,64 sacas por hectare. "Problemas de doenças no oeste e centro de Iowa, combinados com o estresse hídrico no final da temporada, apontam para uma queda no rendimento. Os campos em todo o estado já começam a girar na terceira semana de agosto".

Illinois - 69,49 sacas por hectare. "A safra de soja de Illinois está finalizada, mas o calor do final da temporada impedirá o aumento da produtividade. Felizmente, a maturidade das culturas também deverá limitar as perdas de rendimento no final da época".

Nebraska - 58,28 sacas por hectare. "Nebraska é uma história de duas colheitas. A soja irrigada vai se concluir como uma safra sólida. A colheita de sequeiro está se deteriorando a cada dia. Nós literalmente vimos alguns campos morrendo bem na nossa frente durante o Crop Tour".

Minnesota - 51,55 sacas por hectare. "As perdas de rendimento na soja de Minnesota serão lideradas pela região sudeste, com perdas adicionais nas localidades centro-sul. A soja no sudoeste de Minnesota ainda pode terminar forte se chover no final da temporada".

Indiana - 67,80 sacas por hectare. "Há muitas vagens em Indiana. Mas faltou um pouco de maturidade à colheita. A safra de Indiana precisará de tempo e de algumas chuvas no final da temporada para atingir o potencial de rendimento que encontramos no Crop Tour".

Ohio - 64,16 sacas por hectare. "A colheita do estado está com bom números de vagens e as chuvas caíram depois que amostramos durante o Crop Tour. Devido à falta de maturidade, a cultura ainda precisará de tempo para maximizar o seu forte rendimento".

Dakota do Sul - 45,95 sacas por hectare."Descobrimos um enorme aumento ano após ano na contagem de vagens em Dakota do Sul. As plantações tardias e a falta de enchimento das vagens para a terceira semana de Agosto irão atrasar o potencial de rendimento, mas é uma colheita melhor do que a do ano passado".

O QUE É O PRO FARMER CROP TOUR?

O Pro Farmer Crop Tour chega, nesta safra 2023/24, a sua 31ª edição. O evento, que reúne produtores rurais, analistas, consultores e especialistas de uma forma geral do agronegócio americano, data de 1993 e a marca foi comprada pelo Farm Journal - portal especializado em agro dos EUA - em 1998. O tour, no entanto, foi iniciado na década de 1970, pela Illinois Corn Growers. 

Os mesmos procedimentos de avaliação são utilizados ano após ano para que as comparações anuais possam sempre manter-se relevantes e úteis. 

Os rendimentos de milho são calculados usando um conjunto de dados que inclui a populações de espigas, comprimento de grão em polegadas, fileiras de grãos ao redor da espiga e espaçamento entre fileiras em cada campo. 

Já a produtividade da soja não é estimada por conta de duas variáveis bastante importantes - o número de grãos por vagem e o peso destes grãos. Assim, a medida utilizada - a contagem de vagens por três pés quadrados - ajuda na comparação com anos anteriores e orienta no entendimento sobre quanto da "fábrica de soja" está em produção nos EUA, como explicam os organizadores do Pro Farmer. 

As estimativas nacionais serão reportadas na tarde desta sexta-feira, 25 de agostoàs 15h30 (Brasília) e você acompanha aqui no Notícias Agrícolas. Sete estados serão visitados - Dakota do Sul, Ohio, Nebraska, Indiana, Minnesota, Illinois e Iowa. Apesar disso, para trazer suas estimativas nacionais, o time do Pro Farmer contabiliza também dados de outros estados que não tenham sido visitados. 

Na imagem, em verde, a segunda-feira (21) em Dakota do Sul e Ohio; em amarelo, a terça (22) com Nebraska, Indiana e parte de Illinois; em lilás, a quarta (23) contemplando partes de Illinois e Iowa e em laranja, a quinta (24), com partes de Iowa e Minnesota. 

Datas de visita - PF 2023

Na sequência, reveja os dados que foram divulgados durante a semana sobre os sete estados pelos quais passaram as equipes do Pro Farmer Crop Tour.

FAIXA OESTE DO CINTURÃO

Dakota do Sul

Milho - Nesta época, no ano passado, mais de 36% do estado da Dakota do Sul estavam cobertos pela seca. Já neste ano, o índice caiu para 14%, com pouquíssimas ocorrências de seca severa e extrema. Assim, as mudanças observadas nos índices de umidade na região oeste do cinturão ficaram aparentes nas estimativas deste final de segunda-feira.

De acordo com os primeiros números, a média esperada para a produtividade do milho na Dakota do Sul é de 164,67 sacas por hectare (157,42 bushels por acre). Há um ano, esta média era de 123,90 scs/ha, um aumento de 32,9. A média das últimas três safras no estado é de 149,71 sacas por hectare. 

PF 2023 - Dakota do Sul

Soja - Em um espaço de três pés quadrados foram contabilizadas 1013 vagens de soja, 16,2% a mais do que no ano passado. A média do estado é de 1039,71. 

"Nossa contagem de vagens é muito forte e superior ao que normalmente veríamos neste estado", diz Karen Braun, uma das participantes do Pro Farmer e especialista em commodities agrícolas. “Se continuarmos a ver essas contagens mais altas, acho que poderemos chegar a uma estimativa um pouco maior do que a do USDA”, disse sobre a produtividade da oleaginosa no estado. 

Nebraska

Milho - No Nebraska, o rendimento médio esperado para o milho é de 174,92 sacas por hectare (167,22 bushels por acre), contra 165,83 scs/ha do ano passado. Na comparação anual, o aumento é de 5,48%. A média das últimas três safras no estado é, no entanto, maior, de 179,93 sacas por hectare. 

Segundo os especialistas que tem visitado o Nebraska, este aumento na produtividade esperado para esta safra é reflexo, principalmente, da irrigação. "Tem sido constante desde o plantio. Muito foi feito antes da semeadura e temos mantido os campos irrigados o quanto podemos", disse Maverick Widdowson, produtor no estado.

O agrônomo Calvin Rupe, que acompanha o tour, afirma que a falta de umidade e suas consequências deverão ser avaliadas no milho não irrigado. 

PF 2023 - Nebraska

Soja - Sobre a soja, as perspectivas dos produtores do Nebraska melhoraram depois da intensa onda de calor que castigou a região e com a chegada das últimas chuvas. Porém, ainda de acordo com os times do Pro Farmer, eles já parecem "não estar tão convencidos de toda esta melhora". 

A contagem de vagens no estado ficou em 1,160,02 em um espaço de, aproximadamente, um metro quadrado, 9,05% maior do que há um ano. A média das últimas três safras é de 1,196,02. 

“Nos campos que estou vendo, eles vão perder aquele aglomerado superior. Eles perderão de 10% a 12% no mínimo porque não terão chance de encher devido à falta de chuva na previsão”, diz Brent Judisch, um dos membros do tour. 

Minnesota

Soja - “Nos campos que estou vendo, eles vão perder aquele aglomerado superior. Eles perderão de 10% a 12% no mínimo porque não terão chance de encher devido à falta de chuva na previsão”, diz Brent Judisch, um dos membros do tour. 

PF 2023 - Minnesota

Milho - E o milho sofreu - e está sofrendo - o mesmo stress que a soja. Por isso, o tour estimou uma produtividade do cereal no estado de 189,69 sacas por hectare (181,34 bushels por acre), 4,75% menor do que a do ano passado - de 199,16 scs/ha - e da média dos últimos três anos de 196,27. 

"O milho está queimando uma folha abaixo da espiga. Você pode ver claramente que houve estresse hídrico aqui em Minnesota. Não deveremos nem mesmo alcançar um rendimento acima da média", diz um dos participantes do Pro Farmer. 

E segundo o produtor do estado, Dale Lucht, a safra de milho de 2023 é semelhante a de 2021, quando ele afirma que naquele ano seus rendimentos chegaram perto dos níveis de seguro. Com o calor desta semana, ele antecipa o mesmo resultado de rendimento nesta temporada. 

FAIXA LESTE DO CINTURÃO

Ohio

Milho - O rendimento médio esperado para o milho em Ohio é de 192,41 sacas por hectare (183,94 bushels por acre), 5,6% maior do que o do ano passado de 182,19 scs/ha. A média do estado, nas últimas três temporadas, é de 183,73 scs/ha. 

O aumento das temperaturas no estado tem estado no radar dos participantes do tour, mas uma melhora em relação ao observado no ano passado é consenso entre os especialistas, ao menos até agora. "Ohio é, geralmente, um estado de sucesso ou fracasso. Há uma safra de milho de boa qualidade aqui este ano e parece um sucesso", diz Brian Grete.

Pro Farmer 2023 - Ohio

Soja - Para a soja, as expectativas também são de uma safra melhor nesta temporada 2023/24. A contagem de vagens no estado ficou em 1,160,90, 10,7% a mais do que no passado. Os produtores ouvidos pelo time do Pro Farmer relataram melhores janelas de plantio neste ano e também trouxeram o sentimento de uma safra de soja mais produtiva, principalmente em decorrência das recentes chuvas. 

Indiana

Milho - O Pro Farmer estimou a produtividade média do milho em Indiana em 189,22 sacas por hectare (180,89 bushels por acre), 1,71% maior do que a da safra 2022/23. A média do estado, nos últimos três anos, é de 192,18 scs/ha. 

"A contagem de bushels pode mudar rapidamente nas próximas semanas com a ameaça de algumas doenças no horizonte, como a mancha de alcatrão", relatou Brian Shrader, agrônomo que visitou campos no nordeste de Indiana. "Estou vendo isso em níveis significativamente mais altos do que nos últimos anos". 

PF 2023 - Indiana

Soja - "Estamos vendo plantas profundamente enraizadas, em geral no Crop Tour, inclusive em Ohio. Com a mudança do perfil da raiz da planta, as lavouras de soja deverão se mostrar mais resistentes, principalmente frente ao calor desta semana", disse Mark Bernard, participante do Pro Farmer Crop Tour. 

Illinois 

Milho - No leste do cinturão, a irregularidade também é uma marca expressiva, em especial em Illinois. Ainda assim, a média estimada de produtividade de milho no estado ficou ligeiramente acima do ano passado, em 202,64 sacas por hectare (193,72 bushels por acre). Um aumento de 1,585 na comparação anual. A média das últimas três safras é de 200,99 scs/ha. 

Soja - O aumento no número de vagens por, aproximadamente, um metro quadrado também teve um tímido aumento de 1,69% na comparação anual, chegando a 1,270,8 unidades. Em relação à média das últimas três temporadas, o aumento foi de 0,94%. 

Iowa 

Milho - A produtividade média estimada para o milho de Iowa ficou em 191,01 sacas por hectare (182,60 bushels por acre), 0,55% menor do que a do ano passado, de 192,28. Além disso, em relação à média dos últimos três anos também houve diminuição, neste caso de 0,72%. 

Segundo Peter Meyer, da S&P Global, participante do tour, trata-se da safra de milho de Iowa mais irregular que ele já registrou em 17 anos de Pro Farmer. "Esta cultura não recebeu umidade suficiente e ficou sem energia. Certamente não é um desastre, mas quando você olha para as espigas e considera o potencial, poderia ter sido uma colheita monstruosa", diz.

PF 2023 -Iowa

Soja - A contagem de vagens da soja no estado ficou em 1,190,41 unidades, 1,36% maior do que a do ano passado - de 1,174,4 - e apenas 0,92% superior à da média dos últimos três anos. 

Na soja, as preocupações ficaram ainda graves e os problemas, mais evidentes. A dificuldade, segundo os participantes do tour, era o de definir se as lavouras estavam secando ou morrendo. 

Assim, nas próximas quatro semanas, as atenções para estão todas voltadas para o peso que os grãos conseguirão alcançar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário