Plantio de soja atinge 6% da área do Paraná, aponta Deral
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2023/24 avançou para 6% da área total projetada para o Paraná até segunda-feira, alta de cinco pontos percentuais na comparação com a semana anterior, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgados nesta terça-feira.
O Estado, que em geral se posiciona como o segundo produtor de soja do Brasil, atrás de Mato Grosso, atingiu mesmo patamar visto nesta época na safra passada, quando o semeio teve um dos inícios mais rápidos.
O plantio no Paraná avançou devido à umidade do solo após chuvas adequadas anteriormente, a despeito de previsões climáticas de calor intenso em várias partes do Brasil, que preocupam alguns esta semana.
"Segundo relatos do campo, há ainda umidade no solo para o plantio. Apesar do calor intenso na maioria do Estado, a previsão está indicando que haverá quedas nas temperaturas e chuvas irregulares já na semana que vem. Isso se confirmando, não deve gerar impactos", disse o especialista do Deral Edmar Gervásio.
Em relação aos últimos anos, apenas em 2018 o Estado tinha um índice de plantio de soja maior que o atual. Naquele ano, era de 9% de área.
A área plantada com soja no Estado está estimada em 5,8 milhões de hectares, ante 5,79 mi hectares na safra anterior, informou o Deral ao final de agosto.
No caso do milho, a colheita da safra 22/23 está na fase final, ainda que mais atrasada em relação a anos anteriores, batendo 96% da área total.
Os produtores paranaenses estão adiantados no plantio 23/24 do cereal para a colheita no verão, cuja área está estimada em 317 mil hectares. Até o momento, plantaram 58% do total estimado.
A colheita de trigo atingiu 47% da área, o patamar mais avançado para a época dos últimos anos.
O trigo do Paraná, que responde por mais de 40% da produção nacional, tem safra estimada em recorde de 4,49 milhões de toneladas, alta de 28% ante temporada passada.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto