AGRURAL: Plantio de soja do Brasil vai a 51% com estiagem em MT e muita chuva no PR
O plantio da safra 2023/24 de soja atingiu na quinta-feira (02) 51% da área estimada para o Brasil, contra 40% uma semana antes e 57% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Com o avanço mais lento que o normal da semana se somando a atrasos já acumulados em semanas anteriores, os 51% semeados até agora são o índice mais baixo para esta época do ano desde a safra 2020/21.
Em mais uma semana predominantemente seca em Mato Grosso, as chuvas, mesmo que manchadas, permitiram um maior avanço do plantio na comparação com a semana anterior. Mesmo assim, diversas áreas ainda sofrem com a baixa umidade e isso reforça a necessidade de replantio, com consequente impacto negativo na janela da safrinha de milho, no início de 2024. Mas o destaque da semana passada foi o Paraná, onde chuvas intensas, enxurradas e alagamentos causaram estragos e necessidade de replantio em áreas do sudoeste e do centro-sul do estado.
***
Com chuva no Sul, plantio de verão vai a 66% no Centro-Sul do Brasil
A área estimada para o milho verão 2023/24 estava 66% plantada até quinta-feira (02) no Centro-Sul do Brasil, contra 53% na semana anterior e 63% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. No Sul, a reta final da semeadura está sendo prejudicada pelo excesso de chuva nos três estados da região.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira