Rio Grande do Sul já conta com 70 coletores de esporos do Monitora Ferrugem
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) concluiu a instalação de coletores de esporos do programa Monitora Ferrugem RS em lavouras de soja no Rio Grande do Sul. Nesta safra 2023/2024, foram instalados 70 em 70 municípios das diferentes regiões do Estado.
A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi,e seu controle é feito por manejo integrado, com monitoramento do surgimento de esporos, que são estruturas de disseminação do fungo que, em condições climáticas adequadas, se desenvolvem gerando o desenvolvimento da ferrugem asiática em plantas de soja.
Para realizar esse monitoramento, o Rio Grande do Sul conta, desde 2021, com o Programa Monitora Ferrugem RS, conduzido pela Seapi, Emater/RS-Ascar e dez parceiros, constituídos por laboratórios de análise fitossanitária, instituições de ensino e pesquisa do Estado.
Segundo a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapi, Rita Antochevis, a finalidade do Monitora Ferrugem é controlar a presença do fungo e identificar as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência da ferrugem asiática da soja, para gerar o prognóstico da possibilidade da ocorrência da doença.
A doença
A ferrugem asiática é considerada a principal doença da cultura da soja. O agente causador é o fungo Phakopsora pachyrhizi. Para sua ocorrência é necessário que exista o que chamamos de triângulo da doença: hospedeiro (a soja), patógeno (o fungo) e ambiente favorável para a disseminação da doença (molhamento foliar e temperaturas entre 15ºC e 28ºC).
Os sintomas iniciais da ferrugem asiática geralmente se manifestam como pontos escuros, inicialmente na face inferior das folhas. Com a evolução dos sintomas, a folha se torna amarelada, semelhante à ferrugem, dando origem ao nome da doença.
Veja os dados do monitoramento no link
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira