ADM diz que clima para safra do Brasil preocupa, mas ainda vê recorde para soja
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - O clima adverso para a safra de soja 2023/24 do Brasil acende um alerta para o mercado, mas apesar das dificuldades neste início de temporada, com uma falta de chuvas no centro-norte do país, a expectativa ainda é de uma colheita recorde no maior produtor e exportador global da oleaginosa, disse um diretor da trading e processadora de produtos agrícolas ADM.
"Realmente é um momento de alerta, preocupante em várias propriedades, em várias regiões, as chuvas chegaram mais tarde e vêm ocorrendo de maneira irregular", afirmou o diretor de Grãos da ADM para a América do Sul, Luciano Souza, durante uma entrevista à Reuters para anunciar um programa de agricultura regenerativa da empresa.
"Tivemos nos últimos dez dias uma sequência de altas temperaturas, e havia expectativa muito grande sobre chuvas que deveriam ocorrer neste final de semana... que não chegaram com abrangência necessária nem com a intensidade necessária (no centro-norte do país)", afirmou ele.
Ele disse ainda que se trata de uma safra "difícil" porque o clima irregular faz com que numa mesma propriedade existam talhões que receberam boas chuvas e outros com déficit hídrico.
"A gente olha para os modelos climáticos, e o cenário persiste, vamos continuar recebendo muita chuva no Sul, o que tem sido também um problema para o Sul e temos chuvas irregulares nas demais regiões."
Essa situação tem atrasado o plantio em todo o Brasil.
"Não temos nenhum número alarmista e negativo, o cenário hoje é preocupante, é triste em muitas fazendas, mas é um cenário de safra recorde, mas claro temos de acompanhar a evolução nos próximos dias e próxima semanas", declarou.
Ele lembrou que, se as produtividades podem cair, por outro lado a área plantada está aumentando na safra 2023/24, e se espera uma safra maior no Rio Grande do Sul.
Uma previsão mais clara sobre a safra só poderá ser dada nas próximas semanas.
Nesta terça-feira, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) manteve a previsão da safra de soja do Brasil ainda em recorde de 164,7 milhões de toneladas, contra 157,7 milhões de toneladas da colheita de 2023.
Mas a Abiove afirmou que reavaliará os efeitos climáticos sobre a produção de soja do Brasil nas estimativas que serão divulgadas em dezembro.
EXPORTAÇÃO
Após investimentos nos últimos anos no porto de Santos, a ADM projeta elevar as exportações de soja, milho e farelo de soja pelo seu terminal para mais de 8 milhões de toneladas em 2023, versus cerca de 6 milhões de toneladas em 2022, segundo o executivo da multinacional.
Ele ainda projeta elevar exportações de grãos e farelo de soja pelo porto paulista para 8,3 milhões de toneladas em 2024.
"Tivemos um investimento que melhorou muito a produtividade e a sustentabilidade", afirmou.
A soja responde pelos maiores volumes embarcados, disse ele, sem detalhar.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira