AgRural: Plantio de soja do Brasil chega a 94%; irregularidade das chuvas ainda é problema
O plantio da safra 2023/24 de soja atingiu na quinta-feira (14) 94% da área estimada para o Brasil, contra 91% uma semana antes, de acordo com levantamento da AgRural. Em anos anteriores, os levantamentos semanais de plantio já haviam sido encerrados nesta data.
De um modo geral, o padrão climático não registrou mudanças significativas na semana passada. Embora áreas pontuais do Centro-Norte do país tenham recebido precipitações muito bem-vindas, a distribuição das chuvas seguiu bastante manchada.
Essa cobertura ruim, combinada às altas temperaturas, reforça o estresse hídrico das plantas em áreas onde a umidade já vinha escassa. No momento, a maior preocupação fica por conta de Mato Grosso, que já tem perdas consolidadas de produção, e da Bahia, onde vastas áreas precisam de replantio devido à falta de umidade.
No Rio Grande do Sul, em contrapartida, o tempo mais seco da semana passada foi bem-vindo para a redução da umidade do solo e para o avanço do plantio, que agora entra em reta final após atrasos causados pelo excesso de chuva durante boa parte de outubro e novembro.
***
Com 94% da área de soja plantada no Brasil e a semeadura do milho verão encerrada no Centro-Sul do país, o release de hoje foi o último de 2023. A AgRural retomará os envios semanais em 8 de janeiro, com os primeiros números de colheita da safra 2023/24.
0 comentário
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja
À espera do USDA, soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização