Agrodefesa busca junto ao Ministério da Agricultura prorrogação do prazo de semeadura da soja em Goiás
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em atendimento à demanda do setor produtivo, encaminhou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ofício elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) solicitando prorrogação de dez dias para a semeadura da soja no Estado. O calendário 2023/2024 em vigor estabeleceu o período de 25 de setembro a 31 de dezembro. No entanto, determinação do próprio Mapa já havia estendido o prazo para o dia 2 de janeiro.
“O que estamos pretendendo agora é ampliar em mais dez dias o prazo para o plantio, para que ele se encerre no dia 12 de janeiro. Isso ajudaria o produtor rural do estado que tem sofrido com as condições climáticas adversas”, defende o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
O pedido ainda precisa ser avaliado pelo Ministério, que é responsável pela definição do calendário de safra em território nacional. “Queremos deixar claro ao produtor que estamos fazendo o que está ao nosso alcance para atender seus anseios. Assim que tivermos o posicionamento do Mapa vamos conferir ampla publicidade”, afirma a gerente de sanidade vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS