Agroconsult reduz previsão para safra de soja do Brasil a 153,8 mi t
![]()
Por Ana Mano
(Reuters) - A colheita de soja do Brasil na temporada 2023/24 deve atingir 153,8 milhões de toneladas, disse a consultoria Agroconsult nesta quinta-feira, ao iniciar o Rally da Safra para inspecionar lavouras nas principais áreas produtoras do maior fornecedor mundial da oleaginosa.
A Agroconsult apontou as condições climáticas extremas, que trouxeram calor e seca excessivos para Estados como Mato Grosso e chuvas excessivas no sul do Brasil, como justificativa para a redução de suas projeções iniciais da safra.
Em novembro do ano passado, a consultoria tinha expectativas muito melhores para a colheita da soja, prevendo uma produção de 161,6 milhões de toneladas para a safra atual, o que teria marcado um novo recorde para o Brasil.
Em dezembro, a consultoria reduziu a previsão para 158,8 milhões de toneladas, mas não tinha divulgado o número publicamente até agora.
O Brasil colheu 159,7 milhões de toneladas de soja no ciclo anterior, segundo dados da Agroconsult.
Os agricultores brasileiros foram forçados a replantar áreas recordes de soja nesta temporada devido às intempéries, disse Andre Debastiani, da Agroconsult, em entrevista coletiva.
Ele disse que os produtores replantaram uma área estimada igual a 2,9 milhões de hectares, representando 6,4% do total dos campos de soja do Brasil.
Este ano, a expedição da Agroconsult visitará o Mato Grosso duas vezes para avaliar as condições de campo no maior Estado agrícola do país, já que o padrão climático do El Niño afetou os campos de diferentes maneiras.
Devido ao clima excepcionalmente quente, a produtividade da soja em Mato Grosso cairá para 52,5 sacas por hectare, em média, de 63,8 sacas por hectare na temporada 2022/2023, mostraram dados da Agroconsult.
(Por Ana Mano)
1 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
José Luiz Lazaron Itanhangá - MT
Só mais um depoimento infeliz….ta de brincadeira, até parece q o cultivo da safra de soja brasileiro é produzido em lavouras irrigadas
135 a 140 milhões de toneladas de soja.