Colheita de soja supera 50% da área em MT; plantio de milho também segue antecipado
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja de Mato Grosso da temporada 2023/24 atingiu 51,5% da área até esta sexta-feira, alta semanal de 12,30 pontos percentuais, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), confirmando que os trabalhos estão antecipados.
A seca e o calor que quebraram a safra no maior produtor de grãos do Brasil também aceleraram o ciclo da soja.
Com isso, a colheita está adiantada ante ritmo da mesma época do ano passado (44,10%), versus 44,91% da média histórica para o período, segundo números do Imea.
A safra de soja de Mato Grosso foi estimada em 38,44 milhões de toneladas, queda de 1,44% ante previsão de janeiro e de 15,17% ante ciclo passado, estimou nesta semana o Imea.
A colheita mais rápida da soja está permitindo um plantio de milho também acelerado.
A semeadura do cereal de Mato Grosso avançou a 42,14% da área estimada até esta sexta-feira, salto de 13,49 pontos percentuais, mantendo-se também adiantada ante ritmo da mesma época do ano passado (34,09%) e da média história (40,64%).
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Com preços em alta, Brasil negocia bons volumes de soja na semana
Ainda "atrasada", colheita da soja no Brasil chega a 47,4% da área total, afirma Pátria
Supersafra de soja se consolida no Paraguai após revisão positiva da produção
Colheita de soja de MT se aproxima de 90% da área, diz Imea
Soja testa novos ganhos em Chicago nesta 6ª feira e julho opera no patamar dos US$ 12/bushel
Preços da soja sobem no BR com dólar e Chicago em alta nesta 5ª; altas na semana chegam a R$ 4/sc