NOPA: Em janeiro nos EUA, esmagamento de soja fica abaixo do esperado e estoques de óleo acima

Publicado em 15/02/2024 15:31

Logotipo Notícias Agrícolas

A NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA) trouxe seu novo relatório mensal nesta quinta-feira (15) indicando o esmagamento de soja nos EUA, em janeiro, somando 5,06 milhões de toneladas. O volume, apesar de ser recorde para o mês, ficou abaixo das expectativas do mercado de 5,17 milhões de toneladas. Em relação a janeiro de 2023, o aumento foi de 3,8%. 

NOPA - Esmagamento Jan 24
Esmagamento de soja nos EUA
Gráfico: Karen Braun

"O processamento de soja nos EUA vindo abaixo do esperado em janeiro não é nenhuma surpresa dado o clima tão severo", explica a especialista internacional em commodities, Karen Braun. "Observando a produção de etanol nos Estados Unidos, as baixas em fevereiro de 2021 e dezembro de 2022 foram causadas por conta das temperaturas muito baixas. Nestes períodos, a queda do processamento registrado pela NOPA também esteve relacionada a isso e nas mínimas das expectativas ou até mesmo abaixo delas". 

Etanol EUA
Comportamento da produção de etanol nos EUA nas últimas temporadas
Gráfico: Karen Braun

A associação informou ainda que os estoques de óleo de soja foram de 1,507 bilhão de libras, o maior para um final de mês desde julho, ainda de acordo com os dados apurados pela especialista. Os estoques vieram acima das expectativas do mercado e 17,6% abaixo do janeiro de 2023. 

NOPA - Estoques de óleo Jan 24
Estoques de óleo de soja nos EUA 
Gráfico: Karen Braun

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário