HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita de soja ganha ritmo no Rio Grande do Sul e supera índice de 2023, diz Emater

Publicado em 04/04/2024 18:01

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja do ciclo 2023/24 do Rio Grande do Sul ganhou ritmo esta semana e atingiu 20% da área total do Estado, um salto semanal de 12 pontos percentuais que colocou os trabalhos à frente do mesmo período do ano passado (18%), informou a Emater nesta quinta-feira.

Até a semana passada, a colheita do importante produtor brasileiro estava atrás do índice do ano passado, após um plantio mais lento e diante de chuvas que atrasaram o início dos trabalhos, segundo dados da empresa de assistência técnica ligada ao governo gaúcho.

A safra de soja do Rio Grande do Sul, que deve ser o segundo Estado produtor de soja do Brasil em 23/24, está estimada em 22,25 milhões de toneladas, um recorde, de acordo com último levantamento da Emater. Se confirmada a previsão, a colheita deverá ter um salto de 71,5% na comparação com a temporada anterior, atingida pela seca.

Para os próximos dias, contudo, o Rio Grande do Sul deverá ver "grandes volumes" de chuvas, com potencial de dificultar a entrada das máquinas nos campos.

Mais da metade da área total plantada está em maturação, e o restante na fase final de enchimento de grãos.

Em termos de produtividade, os resultados são variáveis. "Porém, há aumento perceptível nos rendimentos das áreas colhidas, o que evidencia maior potencial de rendimento nas lavouras semeadas entre o final de novembro e o início de dezembro e nas de ciclos menos precoces."

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário