Brasil exporta volume recorde de soja no 1º trimestre, diz Cepea

Publicado em 05/04/2024 17:51

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil bateram recorde no primeiro trimestre deste ano, refletindo negociações realizadas ainda em 2023, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta sexta-feira.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações da soja brasileira somaram 22,09 milhões de toneladas no primeiro trimestre, um recorde para o período e 15,7% acima do escoado no mesmo período de 2023.

Conforme o Cepea, agentes do setor acreditam que os embarques da oleaginosa devem seguir intensos nas próximas semanas, fundamentados na valorização do dólar frente ao real.

As negociações para entregas de soja a partir de maio estão mais atrativas aos produtores brasileiros, em decorrência da maior paridade de exportação, ressaltou o centro de estudos da Esalq/USP.

No entanto, a liquidez é limitada pela disparidade entre os valores ofertados pelos consumidores, que tentam forçar a baixa, indicando cotações próximas às praticadas no mercado spot, observou o Cepea.

Os valores no mercado ficaram praticamente estáveis na última semana, com o indicadores Esalq/BM&FBovespa (Paranaguá) e Cepea/Esalq (Paraná) oscilando a 124,28 reais a saca de 60 kg e 120,54 reais/saca, respectivamente, na quinta-feira.

Para embarques mais distantes, os valores estão mais atrativos aos produtores.

A paridade de exportação de soja foi calculada pelo Cepea em 131,44 reais/saca para embarque em maio; em 133,55 reais/saca para junho e 137,74 reais/saca para agosto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Martinez Dias São Vicente - SP

    Apesar de ser um órgão governamental, o SECEX frequentemente disponibiliza informações estatísticas equivocadas. No caso desse artigo, o volume de soja exportada não confere com a verdade, uma vez que esse excedeu os 25 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2024, bastando se referir a outras fontes fidedignas como ANEC - Associação Nacional dos Exportadores de Cereais e agentes marítimos de mercado.

    3