Bom avanço do plantio nos EUA segue pressionando preços da soja em Chicago nesta 3ª
![]()
Apesar do trigo ter voltado a subir nesta terça-feira (21) na Bolsa de Chicago, os futuros da soja não acompanham, seguem em campo negativo, e intensificam as baixas entre as posições mais negociadas, perdendo mais de 1%. Por volta de 12h45 (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 8,25 e 15,25 pontos, com o julho valendo US$ 12,32 e o agosto, US$ 12,30 por bushel. As perdas entre farelo e óleo também eram de mais de 1%.
O mercado sente a pressão do avanço do plantio norte-americano, que recuperou uma boa parte de seu ritmo, como mostraram os números reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no final da tarde de ontem.
Até o último domingo (19), a semeadura da soja estava concluída em 52% da área, contra 49% de expectativa dos traders e frente aos 35% da semana anterior. No ano passado eram 61% e a média é de 49%. Ainda sobre a soja, o departamento informou que 26% dos campos já germinaram, contra 16% da semana anterior, 31% do ano passado e 21% de média.
Como explica a Agrinvest Commodities, o chamado Preventing Planting - programa norte-americano que pode ser acessados pelos produtores que optam plantar determinadas áreas e evitar a exposição mais agressiva ao risco climático - parece já não ser uma preocupação tão latente para o mercado neste momento. "E com isso, os preços são puxados para baixo no pregão de hoje".
O analista de mercado Eduardo Vanin, da consultoria, afirma que "os estados das Dakotras, Minnesota e Nebraska avançaram bem. Em média, os produtores tiveram de 1 a 1,5 dia a mais de trabalho de campo na semana passada".
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira