Porto de São Francisco, em Santa Catarina, é o destino escolhido para viagem inaugural de cargueiro chinês
O Porto de São Francisco do Sul recebeu o navio Yong Jiang em sua viagem inaugural, conhecida como maiden voyage. O cargueiro chinês saiu do estaleiro em maio e fez a sua primeira viagem diretamente para o terminal portuário do Norte catarinense, de onde voltará para a China com 66 mil toneladas de soja, num percurso que demora 35 dias. A chegada da embarcação coincidiu com o aniversário do Porto de São Francisco, que comemorou 69 anos, neste 1º de julho.
Fabricado em Nantong (China) por um consórcio de armadores da China (Nantong Cosco) e Japão (KHI Ship), a moderna embarcação custa aproximadamente 40 milhões de dólares, cerca de R$ 225 milhões.
Os 21 tripulantes do navio, todos de nacionalidade chinesa, foram recepcionados pelos diretores do terminal, Guilherme Medeiros (Operações) e Lindomar Dutra (Administração), que entregaram uma placa comemorativa ao comandante Xu Mingang. A honraria é uma tradição na cultura marítima: o primeiro porto onde o navio atraca faz uma homenagem pela maiden voyage.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a chegada da embarcação zero quilômetro demonstra que São Francisco está definitivamente inserido no contexto internacional do transporte de mercadorias. “A vinda do navio Yong Jiang, na sua viagem inaugural, é prova do prestígio dos portos catarinenses e confirma a confiança no trabalho eficiente da equipe do nosso Porto, dos nossos agentes marítimos e dos operadores portuários que aqui atuam”.
Dados gerais do Porto
-Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
-7º maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral.
-Em 2023, atingiu o recorde histórico de movimentação de carga: 16,8 milhões de toneladas, aumento de 33% com relação ao ano anterior.
-Responsável por metade de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.
-Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira