Importações de soja dos EUA pela China ganham ritmo em agosto
![]()
Por Mei Mei Chu
PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de soja vinda dos Estados Unidos aumentaram 70% em agosto em relação ao ano anterior, segundo dados alfandegários divulgados nesta sexta-feira, com os compradores aproveitando os baixos preços da oleaginosa.
Os carregamentos dos EUA, segundo maior fornecedor da China, ganharam ritmo desde abril, embora o volume permaneça muito menor do que o importado do Brasil, maior produtor mundial da soja.
A China importou 202.383 toneladas da oleaginosa dos EUA no mês passado, em comparação com 119.105 toneladas no ano anterior, mostraram dados da Administração Geral de Alfândega.
As importações do Brasil aumentaram 12%, para 10,24 milhões de toneladas.
O maior comprador de soja do mundo trouxe um recorde de 12,14 milhões de toneladas de soja em agosto, em meio à preocupação de que a tensão comercial com os EUA poderia se intensificar e prejudicar o comércio de soja se o candidato republicano Donald Trump voltasse à presidência após a eleição de novembro.
As grandes chegadas aumentaram ainda mais o excedente de soja da China, já que o consumo de carne e laticínios está enfraquecido em uma economia em dificuldades.
A soja é esmagada e transformada em farelo para ração animal e óleo para cozinhar.
As importações de soja do Brasil de janeiro a agosto totalizaram 53,8 milhões de toneladas, um aumento de 217% em relação ao mesmo período do ano passado.
As chegadas dos EUA no mesmo período somaram 12,8 milhões de toneladas, uma queda de 73% em relação ao ano anterior, segundo os dados.
(Reportagem de Mei Mei Chu)
0 comentário
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
USDA informa mais uma venda de soja nesta 5ª (18), enquanto China segue realizando novos leilões
Cepea/Abiove: Avanço da agroindústria gera nova revisão positiva no PIB da cadeia da soja e do biodiesel no 3º tri
Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários