AgRural: Avanço das chuvas leva plantio de soja a 18% no Brasil, mas atraso persiste
O plantio da safra 2024/25 de soja alcançou na quinta-feira (17) 18% da área estimada para o Brasil, com bom avanço sobre os 8% de uma semana antes graças à melhora das chuvas em diversos estados do país. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 30% do ano passado.
Tanto o Brasil como Mato Grosso ainda têm o menor índice de plantio para esta época do ano desde a safra 2020/21. Paraná e Mato Grosso do Sul, em contrapartida, têm o ritmo mais acelerado desde 2017/18 e 2018/19, respectivamente, de acordo com dados da AgRural.
Com a melhora gradativa das chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste, a expectativa é de que o plantio ganhe ritmo nesta segunda quinzena de outubro. No Sul, onde as chuvas têm limitado o avanço das máquinas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a janela de plantio é mais longa e o ritmo ainda lento não chega a ser uma grande preocupação.
***
Plantio de milho verão alcança 48% da área no Centro-Sul do Brasil
O plantio do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (17) a 48% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 41% uma semana antes e 46% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Os trabalhos estão quase finalizados no Sul, onde as lavouras se desenvolvem bem, favorecidas pelas chuvas das últimas semanas. Nos demais estados, os produtores priorizam a semeadura da soja ou aguardam melhores acumulados para avançar com os trabalhos.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja