AgRural: Avanço das chuvas leva plantio de soja a 18% no Brasil, mas atraso persiste
O plantio da safra 2024/25 de soja alcançou na quinta-feira (17) 18% da área estimada para o Brasil, com bom avanço sobre os 8% de uma semana antes graças à melhora das chuvas em diversos estados do país. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 30% do ano passado.
Tanto o Brasil como Mato Grosso ainda têm o menor índice de plantio para esta época do ano desde a safra 2020/21. Paraná e Mato Grosso do Sul, em contrapartida, têm o ritmo mais acelerado desde 2017/18 e 2018/19, respectivamente, de acordo com dados da AgRural.
Com a melhora gradativa das chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste, a expectativa é de que o plantio ganhe ritmo nesta segunda quinzena de outubro. No Sul, onde as chuvas têm limitado o avanço das máquinas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a janela de plantio é mais longa e o ritmo ainda lento não chega a ser uma grande preocupação.
***
Plantio de milho verão alcança 48% da área no Centro-Sul do Brasil
O plantio do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (17) a 48% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 41% uma semana antes e 46% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Os trabalhos estão quase finalizados no Sul, onde as lavouras se desenvolvem bem, favorecidas pelas chuvas das últimas semanas. Nos demais estados, os produtores priorizam a semeadura da soja ou aguardam melhores acumulados para avançar com os trabalhos.
0 comentário
Céleres: Safra de soja 2025/26 deve alcançar novo recorde no Brasil
Soja se alinha antes do novo USDA e opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação