Safra de soja 2024/2025: Região Sul de MS já semeou mais 39% da área total
De acordo com dados do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, a semeadura da soja na safra 2024/2025, na data 18 de outubro, atingiu aproximadamente 32% da área estimada.
A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 39,7%, enquanto a região centro está com 20,7% e a região norte com 17,2% de média. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA-MS, é de aproximadamente 1,4 milhão hectares.
Os municípios mais avançados no plantio são: Laguna Carapã, com 70% da área plantada, seguido por Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia, com 65% da área estimada. A porcentagem de área plantada em Mato Grosso do Sul na safra 2024/2025 está aproximadamente 10,1 pontos percentuais acima da safra 2023/2024.
De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, todas as regiões do estado estão em pleno desenvolvimento fenológico vegetativo. "Nas regiões sudoeste, nordeste, oeste, norte e sudeste, as condições são majoritariamente boas, variando de 96% a 100%. As condições regulares nestas regiões variam entre 0% e 4%, e as condições ruins são inexistentes. O estádio fenológico nestas regiões está entre VE e V3. Por outro lado, as regiões sul-fronteira, centro e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 1% em condições ruins. As condições regulares variam entre 5% e 20%, e as boas condições estão entre 80% e 94%. O estádio fenológico nestas regiões está entre VE e V3".
Com relação ao clima, o destaque dos últimos dias foram as chuvas significativas que ocorreram em Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados de chuva ocorreram nos municípios de Paranaíba e São Gabriel do Oeste, com acumulados de 68 mm e 67,8 mm, respectivamente. A partir de quinta-feira (24 de outubro) a aproximação de uma frente fria, associada ao ciclone extratropical no Sul do Brasil, indica probabilidade de acumulados de chuvas mais significativos nas regiões centro-leste e nordeste.
Além disso, o intenso transporte de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados deverão favorecer a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul. São previstas temperaturas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 31-35°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-27°C e máximas entre 36-38°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 31-34°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 31-33°C.
Com relação aos dados econômicos, a saca de milho está cotada à 46,57, já a soja, está cotada a 108,64 .
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira