MT já fixou vendas para 38,35% da safra de soja 24/25, diz Imea
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Produtores de Mato Grosso já fixaram vendas para 38,35% da safra de soja 2024/25, cuja colheita deverá começar em menos de dois meses no Estado que é o maior produtor nacional da oleaginosa, informou nesta segunda-feira Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O avanço mensal nas vendas antecipadas foi de 5,32 pontos percentuais, segundo dados do Imea, que apontaram que o ritmo está mais adiantado em relação ao mesmo período do ano passado (34,79%).
A comercialização de soja segue em ritmo inferior à média histórica de cinco anos (44,19%).
Em nível nacional, a comercialização antecipada da safra de soja 2024/25 atingiu 28,2% do total projetado, avanço mensal de apenas 3,4 pontos percentuais, indicou nesta segunda-feira a consultoria Safras & Mercado, citando que produtores do Brasil estão focados no que resta da safra velha (2023/24), que tem preços mais interessantes do que a nova.
Segundo o Imea, as vendas de soja de Mato Grosso do ciclo 2023/24 atingiram 98,54% do total produzido, avanço de 1,47 ponto percentual.
O Imea informou ainda que as vendas do milho colhido este ano avançaram 6,6 pontos percentuais, para 85,79% da produção, aproximando-se da média histórica para o período (88,91%).
Já as vendas da safra nova, que será colhida somente no ano que vem, atingiram 20,87% da produção prevista, avanço de mais de cinco pontos percentuais na comparação mensal, mas ainda estão atrás da média histórica de 34,55%.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira