Plantio de soja no Rio Grande do Sul avança para 80% da área com chuvas favoráveis
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Rio Grande do Sul atingiu 80% da área projetada em 6,8 milhões de hectares, avanço de 16 pontos percentuais na comparação com a quinta-feira da semana passada, com umidade propícia ao desenvolvimento dos trabalhos, informou a Emater em boletim semanal.
"A semeadura avançou, praticamente sem interrupções na maior parte das regiões, nos últimos dias de novembro, beneficiada pelas condições propícias para a operação, como a adequada umidade do solo, fator anteriormente limitante", afirmou o órgão de assistência técnica vinculado ao governo.
O ritmo de plantio está mais acelerado na comparação com a mesma data do ano passado (70%), mas está um pouco atrás da média histórica de cinco anos para o período (82%).
O Rio Grande do Sul está entre os três principais Estados produtores de soja do Brasil, juntamente com Paraná e Mato Grosso.
"A ocorrência de chuvas, em 01/12, em volumes e abrangência territorial maiores, favoreceu a germinação e a emergência, mesmo de plantios realizados em solo 'seco' ou de menor umidade", destacou a Emater.
As lavouras em desenvolvimento vegetativo têm mostrado sinais de recuperação, emitindo folhas mais expandidas, especialmente nas localidades onde a umidade do solo foi restabelecida com as chuvas, acrescentou.
Já a colheita de trigo está praticamente finalizada, afirmou a Emater, citando que as precipitações prejudicaram as lavouras em algumas áreas, em período em que a umidade é um problema para o cereal.
Segundo a Emater, no Noroeste, Planalto Médio, Centro e Metade Sul do Estado, muitos produtores estão insatisfeitos com os resultados, "pois o potencial produtivo das lavouras estava inicialmente elevado, mas a recorrência de chuvas na fase de enchimento de grãos e de colheita comprometeu o rendimento, provocando a redução no peso dos grãos, além de sua germinação nas espiguetas".
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto