Soja retoma negócios em Chicago nesta 5ª (2) às 11h30 de olho na colheita do BR e no dólar
![]()
Após encerrar o ano com fortes altas na Bolsa de Chicago, de mais de 1%, os negócios com a soja serão retomados às 11h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025. Segundo explicam analistas e consultores, o foco dos traders continua sendo a América do Sul, a colheita no Brasil e o movimento do dólar, em especial frente ao real.
Aqui no Brasil não é diferente. O foco dos sojicultores também é a movimentação do mercado cambial - uma vez que é muitas oportunidades de comercialização tem vindo do dólar alto frente ao real -, tendo cerca de 35% da safra 2024/25 já comercializada, e o cenário climático para o caminhar dos trabalhos de colheita.
Na sequência, os olhos deverão se voltar aos custos logísticos e ao escoamento da safra robusta que o Brasil traz ao mercado, com uma infraestrutura ainda limitada e insuficiente para dar alguma tranquilidade ao produtor brasileiro e aos compradores.
Na outra ponta, as atenções estão voltadas ainda ao comportamento da demanda. A China tem estado bastante presente no mercado e com perspectivas de crescimento em suas compras neste ano comercial. Todavia, há uma expectativa grande e crescente sobre como serão as relações da nação asiática com os EUA a partir de 20 de janeiro, quando Donald Trump toma posse como presidente americano pela segunda vez.
0 comentário
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos