Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja de Mato Grosso na safra 2024/25 atingiu até esta sexta-feira 0,70% da área total semeada no Estado, ante 6,46% da área em 12 de janeiro do ano passado, após um início tardio do plantio, informou o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Os trabalhos de colheita no maior produtor brasileiro de soja estão atrasados também em relação à média histórica para o período, de 2,39% nos últimos cinco anos, segundo dados do Imea.
"Já era esperado... os produtores não ficaram animados em realizar qualquer semeadura precoce, para evitar replantios; o clima não estava apontando para chuva (na época), e o produtor não quis arriscar o plantio no pó. Então isso acabou impactando agora na hora da colheita", afirmou o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, à Reuters.
Outro ponto que colabora para um início de colheita mais atrasado tem relação com o clima em Mato Grosso, que tem sido "bastante nublado e chuvoso".
"As chuvas que também colaboram para o desenvolvimento da cultura resultam em uma falta de luminosidade, que acaba aumentando um pouco o ciclo das lavouras", explicou, ponderando que o principal fator do atraso é mesmo o plantio tardio.
Quanto mais antecipada é a colheita, maior a oferta inicial de Mato Grosso, o que afeta também o ritmo geral de escoamento da produção, já que o Estado é o maior exportador brasileiro da oleaginosa.
Mais cedo nesta semana, o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Pedro Bier, havia dito à Reuters que poucos produtores tinham iniciado os trabalhos após um atraso no plantio.
O setor também está monitorando chuvas no Estado, que podem prejudicar a entrada das colheitadeiras nas lavouras.
Questionado sobre o assunto, Gauer disse que as chuvas ainda não atrapalham a colheita porque não há grandes lotes prontos para serem colhidos.
"Então não é algo relevante e problemático para este momento. A preocupação acaba ficando para fevereiro porque será o maior volume de concentração de volume plantado", acrescentou ele.
Se houver uma invernada na época d
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo