Agrural: Com chuva, colheita de soja de MT é a mais atrasada da série histórica
A safra 2024/25 de soja teve mais uma semana de dificuldades climáticas em alguns pontos do Brasil. Enquanto no Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul a baixa umidade seguiu pressionando o potencial das lavouras em enchimento de grãos, o excesso de chuva continuou dando o tom em Mato Grosso e outros estados do Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste.
Com isso, a colheita pouco avançou na semana passada. Levantamento da AgRural mostra que 1,7% da área cultivada no Brasil estava colhida até quinta-feira (16), contra 0,3% uma semana antes e 6% no mesmo período do ano passado. O número é semelhante ao 1,8% em data equivalente da safra 2022/23 e é o mais baixo para esta época do ano desde a safra 2020/21. Em Mato Grosso, a colheita é mais lenta da série histórica da AgRural, iniciada na safra 2010/11.
Refém do clima, plantio da safrinha de milho 2025 tem pior início desde 2021
Com chuva em excesso em Mato Grosso e de menos no Paraná, o plantio da safrinha 2025 de milho começou com o pé esquerdo no Centro-Sul do Brasil. Levantamento da AgRural mostra que apenas 0,3% da área estimada para a região estava semeada até quinta-feira (16), contra 4,9% no mesmo período da safrinha 2024. É o começo de plantio mais lento desde 2021, quando o atraso foi tão grande que a AgRural apurou percentuais somente a partir de 28 de janeiro.
Colheita de milho verão 2024/25
A colheita do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (16) a 4,1% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 1,3% uma semana antes e 7,9% um ano atrás. Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul, que plantam e colhem antes.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes