Colheita de soja do Brasil mantém atraso, dizem consultorias
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja no Brasil atingiu 7,6% da área cultivada até esta sexta-feira, avanço semanal de 3,7 pontos percentuais, em uma safra atrasada em meio a chuvas recentes em Mato Grosso que interferem nos trabalhos de retirada dos grãos dos campos, de acordo com dados de consultoria Safras & Mercado.
Segundo a Safras, nesta época em 2024 produtores brasileiros tinham colhido 15,7% da área, enquanto na média histórica para o período o índice é de 11,8%.
Para a consultoria Pátria AgroNegócios, até o momento, o total colhido no Brasil em 2025 alcança 10,32% da área, versus 16,72% em 2024 e 13,92% na média dos últimos cinco anos.
"O avanço dos trabalhos de campo foi mais intenso nos últimos dias, favorecido por uma janela menos chuvosa em grande parte do país. Porém, os trabalhos gerais seguem atrasos, em especial no Mato Grosso...", afirmou o diretor da Pátria, Matheus Pereira.
Após um plantio mais tardio, a colheita de soja em Mato Grosso, o principal Estado produtor do Brasil, atingiu 12,20% da área cultivada até esta sexta-feira, avanço semanal de 7,82 pontos percentuais, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na mesma época do ano passado, o índice era próximo de 40%.
De acordo com a Safras, o Paraná já colheu 22% de sua safra, em linha com o ritmo do mesmo período do ano passado e à frente da média histórica (10%).
SEGUNDA SAFRA
Com o atraso na colheita de soja em Mato Grosso, o plantio da segunda safra de milho e algodão no Estado, realizado na sequência da colheita da soja, também está sendo impactado.
O plantio de algodão avançou para 53,48% da área projetada até esta sexta-feira, ante 95,37% no mesmo período da safra passada e 72,36% na média histórica para a época, segundo o Imea.
No caso do milho, atingiu somente 6,26% da área projetada, ante 28,66% no mesmo período da safra passada e 22,22% da média histórica para a época.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto