AgRural: Colheita de soja chega a 9% no Brasil com melhora em MT e ritmo forte no PR
A melhora de ritmo em Mato Grosso, aliada ao progresso acelerado do Paraná, deu impulso ao avanço da colheita da safra 2024/25 de soja no Brasil. Dados levantados pela AgRural mostram que 9% da área cultivada no país estava colhida até quinta-feira (30), contra 4% uma semana antes e 16% um ano atrás.
A trégua nas chuvas constantes que vinham atingindo Mato Grosso até meados de janeiro favoreceu a colheita na semana passada. Mas quem continuou na liderança entre os estados foi o Paraná. Neste estado e no sul de Mato Grosso do Sul, algumas chuvas muito bem-vindas também atingiram áreas em enchimento de grãos que estavam precisando de umidade.
Outro estado que foi beneficiado por precipitações na semana passada foi o Rio Grande do Sul. Neste caso, porém, a safra ainda está em aberto devido ao calendário mais tardio. Por isso, precisa chover mais ao longo de fevereiro para que a safra gaúcha não tenha perdas de produtividade mais severas.
***
Com MT ainda atrasado, plantio da safrinha 2025 vai a 9% no Centro-Sul
A área estimada para a safrinha de milho 2025 do Centro-Sul do Brasil estava 9% semeada até quinta-feira (30), ante 2,2% na semana precedente e 27% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. A pausa nas chuvas permitiu um bom avanço em Mato Grosso, mas o estado ainda tem atraso e quem puxa o ritmo segue sendo o Paraná.
***
Milho verão está 14% colhido no Centro-Sul do Brasil
A colheita do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (30) a 14% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 9% na semana anterior e 17% um ano atrás, de acordo com dados da AgRural. Com o Rio Grande do Sul na dianteira, os trabalhos seguem concentrados no Sul do país.
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo