Anec estima alta na exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas alerta para chuvas
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil foi estimada em 9,77 milhões de toneladas em fevereiro, o que seria um leve crescimento ante o volume do mesmo mês do ano passado, de acordo com projeção da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que fez um alerta de que chuvas podem alterar as previsões ao longo do período.
Em fevereiro de 2024, o Brasil exportou 9,60 milhões de toneladas, segundo a Anec. O mês marca o início efetivo da exportação da nova safra, cuja colheita está atrasada em meio a chuvas em Mato Grosso, principal produtor.
"A alta frequência de chuvas tem atrasado a colheita em parte do país. No Mato Grosso, as precipitações recorrentes dificultam os trabalhos no campo e impactam a qualidade dos grãos colhidos", afirmou a Anec, em relatório.
"Além disso, a logística é comprometida, uma vez que o escoamento da safra ocorre, em muitos casos, por estradas não pavimentadas, que ficam em condições inviáveis para manter um bom fluxo de transporte", acrescentou.
A programação de navios para fevereiro nos portos brasileiros aponta uma estimativa de 11,2 milhões de toneladas, número que poderá passar por revisões ao longo do período. Nem todo volume previsto no "line-up" costuma ser embarcado.
"Do ponto de vista prático da exportação, essas chuvas frequentes não afetam somente a nossa produção, mas comprometem o tempo de operação de carregamento de navios nos portos afetados, o que pode reduzir o volume embarcado ao longo do mês", afirmou a associação.
Os porões dos navios são fechados e os embarques interrompidos, quando chove.
(Por Roberto Samora e Gabriel Araujo)
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja