AgRural: Com colheita de soja do Brasil em 23%, calor no RS entra no foco
A colheita da safra 2024/25 de soja chegou na quinta-feira (13) a 23% da área estimada para o Brasil, contra 15% na semana anterior e 32% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural.
Embora siga atrasado, Mato Grosso teve bom avanço e agora lidera os trabalhos entre os estados, com leve vantagem sobre o Paraná. Mas quem chamou a atenção durante a semana foi o Rio Grande do Sul, onde as altas temperaturas levaram pressão extra às lavouras em enchimento de grãos. Com a maioria das áreas ainda estão em definição do potencial produtivo, é importante que as chuvas previstas para o estado se confirmem para evitar maiores perdas.
***
Safrinha 2025 de milho está 36% plantada no Centro-Sul
O plantio da safrinha de milho 2025 chegou na quinta-feira (13) a 36% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 20% uma semana antes e 59% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
Nos estados onde há atraso, como Mato Grosso e Goiás, os produtores avançam como podem para evitar plantar muita coisa após a janela ideal. Em estados que vinham mais acelerados, como Paraná e Mato Grosso do Sul, o tempo mais quente e seco limitou um pouco o avanço das plantadeiras, mas a previsão de chuva manteve a calma dos produtores.
***
Colheita de milho verão começa em estados mais tardios e vai a 29% no Centro-Sul
A área cultivada com milho na primeira safra da temporada 2024/25 estava 29% colhida até quinta-feira (13), ante 18% na semana precedente e 34% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. Os três estados do sul seguem na dianteira, mas agora os demais produtores do Centro-Sul -- São Paulo, Minas e Goiás -- também já estão colhendo.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS