Ritmo de exportação de soja do Brasil em fevereiro está abaixo de 2024, diz Secex
SÃO PAULO (Reuters) - O ritmo de exportação de soja do Brasil até a terceira semana deste mês está 29% abaixo da média diária de fevereiro completo do ano passado, com embarques somando 246,5 mil toneladas ao dia, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.
O total embarcado desde o início do mês está em torno de 3,7 milhões de toneladas. Em fevereiro do ano passado, o Brasil exportou 6,6 milhões de toneladas de soja, segundo a Secex.
Fevereiro geralmente marca o início da exportação da nova safra do Brasil, maior exportador global de soja, cuja colheita começou mais tarde este ano antes de ganhar ritmo mais intenso recentemente com um clima mais seco.
Pela projeção da semana passada da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), os embarques de soja em fevereiro poderiam somar 9,7 milhões de toneladas.
O volume contabilizado pela Anec algumas vezes difere dos números do governo por considerar os embarques efetivados -- além da programação dos navios para as projeções.
No caso da Secex, o órgão se baseia nos documentos de exportação, que nem sempre são disponibilizados para registro do governo na velocidade dos embarques.
A Anec geralmente revê suas projeções semanalmente, em geral às terça-feiras.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Doenças fúngicas são uma das principais preocupações dos produtores de soja e estratégias de defesa têm de ser definidas o quanto antes

Rumores de China podendo voltar a comprar soja nos EUA puxa mercado e preços sobem mais de 1% em Chicago

USDA informa nova venda de 120 mil t de soja nesta 4ª feira (16)

Soja volta a subir em Chicago nesta 4ª feira e retoma os US$ 10 no agosto depois de consecutivas perdas

Altas sazonais da soja já ficaram para trás e novos negócios pelo produtor brasileiro precisam de estratégia

NOPA: Estoques de óleo de soja dos EUA são os menores desde 2004, mas esmagamento de junho é recorde