StoneX: Clima impacta potencial da soja 24/25, mas expectativa ainda configura recorde
Em sua revisão de março, a StoneX reduziu sua estimativa de produção de soja 24/25 para 168,3 milhões de toneladas, queda de 1,5% em comparação ao número divulgado no mês passado, mas ainda configurando um recorde.
“Essa safra recorde de soja, mesmo que menor que o potencial inicial, tende a garantir um balanço doméstico confortável, situação que pode se alterar, a depender da oferta global, cujo foco deve mudar para o andamento da safra 25/26 dos EUA, que será semeada a partir de abril”, avalia a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.
Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram novos cortes de produtividade em novo relatório divulgado pela StoneX, ainda refletindo os impactos do clima mais seco neste começo de ano, com destaque para o corte da safra gaúcha em mais de 4 milhões de toneladas, frente ao divulgado em fevereiro. Como o ciclo do estado é mais tardio, a falta de chuvas ainda em parte de fevereiro aprofundou os prejuízos.
Por outro lado, estados de outras regiões, como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo registraram novas revisões positivas, mas que não foram suficientes para compensar as perdas, principalmente no Rio Grande do Sul, onde a safra caminha para ficar quase 25% menor que no ano passado.
O corte esperado da produção impacta a oferta total, apesar de a safra estimada ainda ser recorde. Com uma oferta menor, as exportações foram estimadas em 107 milhões de toneladas, nível que seria um recorde, mas que tende a se ajustar, dependendo da disponibilidade da oleaginosa. De qualquer forma, as exportações estão começando a ganhar ritmo e revisões futuras devem ocorrer.
0 comentário
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities