AgRural: Com tempo seco e quente no RS e Matopiba, colheita de soja vai a 70% no Brasil
A colheita da safra 2024/25 de soja seguiu avançando com bom ritmo nas áreas mais tardias do Brasil. Levantamento da AgRural mostra que 70% da área cultivada no país estava colhida até quinta-feira (13), contra 61% uma semana antes e 63% um ano atrás.
Puxado pelo avanço acelerado do Norte/Nordeste, o índice de 70% colhido até o dia 13 é o mais alto para meados de março na série histórica da AgRural, que começou na safra 2010/11. Mas é no outro extremo do país, no Rio Grande do Sul, que as atenções continuam concentradas devido às perdas de produtividade causadas pelo tempo quente e seco.
Chuva leva alívio à safrinha, mas alerta segue ligado em parte do Centro-Sul
Com 97% da área estimada para a safrinha de milho 2025 semeada até quinta-feira (13) no Centro-Sul do Brasil, o foco do produtor está no clima. Na semana passada, chuvas muito bem-vindas atingiram o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, estados em que as lavouras já vinham sentindo a falta de umidade. As precipitações, porém, foram manchadas e não atingiram todas as áreas. Em Mato Grosso, por outro lado, o milho seguiu favorecido por uma boa combinação de chuvas e temperaturas.
O milho verão 2024/25 do Centro-Sul, por sua vez, estava 72% colhido até a mesma data, ante 54% da semana precedente e 68% um ano atrás.
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja