StoneX: Clima prejudica soja no RS, refletindo leve recuo na produção nacional
Em sua revisão de abril, a StoneX apontou recuo de 0,5% na produção nacional de soja 2024/25, que ainda deve configurar recorde – agora, atingindo 167,5 milhões de toneladas.
Novamente, o Rio Grande do Sul foi o principal responsável pela queda da produção nacional, com mais um corte, de pouco mais de 1 milhão de toneladas, levando a produção para abaixo de 15 milhões. Esse ajuste decorre das questões climáticas que atingiram o estado, com a falta de chuvas, aliada a temperaturas elevadas, impactando as lavouras em fases chave de desenvolvimento.
Estados do Norte/Nordeste também registraram queda em suas estimativas de produção, com cortes na produtividade esperada, devido ao clima mais seco.
Por outro lado, a produção do estado do Mato Grosso foi revisada para cima, chegando próxima a 50 milhões de toneladas, mas não foi suficiente para compensar os recuos em outros estados.
Seguindo o recuo na oferta de soja, os estoques finais estimados pela StoneX também caíram, para 3,7 milhões de toneladas.
Até o dia 21 de março, os embarques de soja já haviam ultrapassado as 10 milhões de toneladas e devem continuar sendo acompanhadas de perto, nesse contexto de entrada de uma safra recorde e taxação do grão norte-americano pela China.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira