Colheita de soja da Argentina é interrompida após chuvas
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - A colheita de soja da Argentina, que já estava atrasada, foi paralisada ainda mais, disse o meteorologista German Heinzenknecht nesta terça-feira, após fortes chuvas e alta umidade nas principais regiões agrícolas do país.
Os esforços de colheita no maior exportador mundial de óleo e farelo de soja já tinham sido atrasados pelas fortes chuvas em março e no início de abril, fazendo com que as vendas de grãos atingissem o ritmo mais lento em 11 anos.
"A colheita parou", disse Heinzenknecht, consultor especializado em agroclimatologia da Applied Climatology Consulting Firm (CCA), à Reuters.
De acordo com Heinzenknecht e dados do Serviço Meteorológico Nacional, as principais áreas agrícolas da Argentina receberam entre 30 e 50 milímetros de chuva nos últimos dias, encerrando uma série de dias secos e ensolarados que permitiram que muitos agricultores usassem suas colheitadeiras pela primeira vez na safra.
"O trabalho de colheita não poderá ser retomado antes de sábado; é uma semana muito difícil para a colheita", acrescentou Heinzenknecht, que explicou que mais chuva é esperada nas áreas rurais nos próximos dias, embora seja mais fraca do que as chuvas recentes.
Os últimos dados do Ministério da Agricultura da Argentina mostram que a colheita de soja 2024/25 está nove pontos percentuais atrás do ritmo da temporada passada, com 25% da área já colhida.
A produção de soja é estimada em 49 milhões de toneladas.
(Reportagem de Maximilian Heath)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto