Produtores do Sul de Minas antecipam planejamento para a safra de soja 2025/26
Produtores do Sul de Minas já iniciam o planejamento para a safra de soja 2025/26, mesmo com o encerramento recente do ciclo anterior. A antecipação tem sido estratégica diante de incertezas no mercado, dificuldades logísticas e riscos climáticos.
Segundo Marco Castelli, diretor comercial da Agrobom, o ritmo ainda lento nas decisões de compra pode gerar atrasos e pressionar os custos. “Quando os pedidos se concentram em um curto período, aumentam os riscos de gargalos na entrega e prejuízos na janela ideal de plantio”, explica.
O cenário global também exige atenção. Estoques elevados e a indefinição nas relações comerciais entre China e Estados Unidos podem impactar a demanda pela soja brasileira. Além disso, conflitos recentes como a escalada de tensão entre Irã e Israel reforçam o quanto a economia mundial é sensível a fatores geopolíticos. Situações como essa impactam o preço do petróleo, elevam custos logísticos e aumentam a volatilidade nas bolsas de commodities, o que pode afetar diretamente o agronegócio brasileiro.
Para minimizar riscos, Castelli recomenda que produtores aproveitem boas oportunidades de troca e considerem operações de hedge para garantir, ao menos, a cobertura dos custos de produção.
Mesmo com avanço em tecnologia e profissionalização, os produtores ainda enfrentam fatores fora do controle. Por isso, planejamento e gestão de riscos continuam sendo fundamentais para a sustentabilidade do setor.
0 comentário
Setembro abre nova janela para a soja e reforça importância do manejo antecipado da ferrugem
Soja rompe US$ 13 em Chicago impulsionada por disparada do trigo e novas vendas anunciadas pelo USDA
Soja 26/27 começa com dilema no campo: antecipar o plantio ou esperar mais chuva?
Soja avança em Chicago nesta 6ª (28) e encontra suporte no clima, demanda e alta do óleo
Soja sustenta altas em Chicago nesta 5ª (27) e puxa negócios a R$ 161 no Porto de Paranaguá
Paraná pode ter safra recorde de soja em 2026/27 com chuvas do El Niño, diz Deral