Clima favorável acelera plantio de soja entre outubro e novembro em Mato Grosso do Sul
O plantio da soja safra 25/26 avançou em ritmo acelerado entre a primeira semana de outubro e a primeira semana de novembro, em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, o período concentrou 81% do total já semeado no Estado. A evolução da operação inicial do ciclo produtivo foi impulsionada pelo bom volume de chuvas, principalmente nas Regiões Centro e Sul, que, juntas, representam aproximadamente 85% da área total estimada.
Até a data de 14 de novembro, o acumulado de plantio, que compreende todas as regiões do Estado, é de 92,1% da área estimada, o equivalente a 4,4 milhões de hectares. Conforme a média das últimas cinco safras, o plantio deve ser finalizado na primeira quinzena de dezembro.
As lavouras variam entre o estádio fenológico vegetativo V6 e reprodutivo R3, marcados pelo aparecimento da segunda folha trifoliolada completamente desenvolvida e pelo início da formação da vagem, respectivamente. Com exceção da Região Sul, as demais regiões apresentam condições boas em mais de 90% das áreas.
Para esta safra, a estimativa é de que Mato Grosso do Sul cultive 4,7 milhões de hectares, com produtividade média de 52,8 sacas por hectare e produção de 15,1 milhões de toneladas.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja