Mais soja dos EUA para China deve ser carregada até meados de dezembro

Publicado em 03/12/2025 10:54 e atualizado em 03/12/2025 13:37

Logotipo Reuters

Por Karl Plume

CHICAGO, 2 Dez (Reuters) - Os embarques de produtos agrícolas dos Estados Unidos para a China estão se acelerando depois que uma tensa guerra tarifária paralisou o comércio por meses, com pelo menos seis navios programados para carregar soja nos terminais da Costa do Golfo até meados de dezembro, de acordo com um "line-up" visto pela Reuters na terça-feira.

Uma sétima carga de soja dos EUA foi carregada no último fim de semana e já está a caminho da China, o primeiro carregamento desse tipo desde maio.

Os fazendeiros e comerciantes de grãos dos EUA têm aguardado o início dos embarques após as negociações comerciais entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping na Coreia do Sul, no final de outubro. De acordo com a Casa Branca, há uma promessa de Pequim de comprar 12 milhões de toneladas métricas até o final do ano.

Pequim não confirmou detalhes dessa reunião, incluindo qualquer promessa de compra de volumes consideráveis de soja dos EUA.

A secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, disse no mês passado que o governo Trump esperava assinar um acordo com a China até esta semana.

Ela disse na terça-feira que o governo revelaria um pacote de ajuda na próxima semana para os agricultores prejudicados pelos baixos preços das safras e pela turbulência comercial.

Os importadores chineses reservaram quase 2 milhões de toneladas métricas de soja dos EUA no mês passado para embarque no ano comercial de 2025/26, que termina em agosto de 2026, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA, embora apenas compras mínimas tenham sido confirmadas desde então.

O total de compras chinesas continua bem abaixo dos volumes registrados antes da guerra comercial. A ausência da China no mercado fez com que o preço dos futuros da soja caísse anteriormente para mínima de quase cinco anos.

O navio Tokugawa estava sendo carregado com soja na terça-feira, e o navio Katagalan Brave estava programado para ser carregado nos próximos dias, de acordo com os dados de transporte. Quatro outros navios -- RB Eden, Hua Xing Hai, Donna Alexandra e SSI Dominion -- deveriam chegar para carregamento nas próximas duas semanas.

Os embarques de sorgo dos EUA para a China também foram reiniciados pela primeira vez desde março. Um navio, o Bungo Queen, está atualmente sendo carregado em um terminal da Costa do Golfo do Texas, e um segundo navio, o YM Navigator, deve ser carregado no final da próxima semana em um terminal no noroeste do Pacífico, segundo dados de remessa.

(Reportagem de Karl Plume em Chicago)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário