Conab aponta colheita da soja em 88% no Brasil com chuva atrasando avanços em RS, PR e MS
![]()
As atividades nas lavouras de soja seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (18), 88,1% das áreas da safra 2025/26 já foram colhidas. O índice subiu dos 85,7% registrados na semana passada, ficando atrás dos 92,7% do mesmo período de 2025 e dos 88,7% da média dos últimos cinco anos.
Até aqui, Mato Grosso e São Paulo já finalizaram os trabalhos de colheita, que seguem avançando em Mato Grosso do Sul e Goiás (99%), Paraná (98%), Minas Gerias (96%), Tocantins (95%), Piauí (89%), Bahia (78%), Santa Catarina (63%), Maranhão (58%) e Rio Grande do Sul (51%). Das áreas ainda em campo, 9,2% estão em maturação e 2,5% seguem em enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que as chuvas dificultaram o avanço da colheita no Rio Grande do Sul, mas beneficiaram as lavouras mais tardias que estavam sob estresse hídrico. As precipitações também interromperam as atividades no Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.
A colheita já está na reta final em Goiás, Minas Gerais e Tocantins, enquanto seguem avançando na Bahia.
0 comentário
Soja recua em Chicago nesta 3ª feira após altas expressivas e melhora nas lavouras dos EUA
Mesmo mais cara, soja dos EUA atrai China por 'política' e logística, mas Brasil garante janela firme e prêmios altos
Soja dispara mais de 20 pontos em Chicago e renova máximas em nove semanas nesta 2ª feira
Importações de soja dos EUA pela China caem 21% em junho; embarques do Brasil sobem 14%
Soja/Cepea: Demanda por farelo impulsiona cotações no BR e nos EUA
Soja sobe forte, consolida patamar dos US$ 12/bu e testa maiores níveis em nove semanas em Chicago